sábado, 1 de dezembro de 2012

Côco da Lua – 30/11 para 01/12


Alto astral total


Levei um resto de Coca-Cola aqui de casa, o equivalente a uma latinha, uma latinha e meia para fazer render mais os R$ 20,00 que tinha. Meu primo-irmão cumprimentou e foi cumprimentado por muita gente da tribo do Côco, que é muito miscigenada unindo negros com brancos (e todos os tons intermediários), abastados com pobres, gringos com brasileiros, enfim, um caldeirão de culturas diversas reunidas para dançar e viver aquela experiência. Bonito de se ver.

-X-X-X-

Por falar em beleza, houve uma Clementine essa noite, pena que quando fui comunicá-la isso, ela estava atrás de uma árvore, nos braços de outro. Eu ainda consegui dizê-la posteriormente que se ela achasse algum hiperlink com o nome Clementine, clicasse e lesse. Coloco logo dois hiperlinks seguidos para ver se ela, se acessar, descobre o quanto me encantou. O olhar dela me lembrou o da atriz Eva Green e o jeito dela, delicado e elegante, me cativou.

O mesmo olhar





-X-X-X-

Encontrei com uma amicíssima de longa data e conversamos bastante, quando ela me ensinou diversas coisas, desde histórias sobre o Côco, ao regime Cuba (permeado por uma história de amor quase impossível), à Permacultura (que nunca tinha ouvido falar), à família e como os filhos mexem como ela de formas diferentes. Foi um papo incrível porque ela é uma pessoa incrível.

-X-X-X-

Me marcou também um velho sem camisas e maltrapilho catador de latas que levou um susto quando um garoto puxou o saco para botar a lata que acabara de terminar para ajudar o homem. Talvez, desacostumado com gentileza como deve ser, ele tenha pensado que era alguém querendo saquear o seu saco, o seu sustento. Mais a frente o homem começou a dar pisadas como se dançasse Côco. Fiquei pasmo com aquela animação, mas era engano, ele apenas amassava mais uma lata para o seu saco. Só uns dez minutos depois que ele partiu foi que percebi que segurava uma lata de guaraná vazia, que eu poderia muito bem ter entregue a ele também. Leseira triste eu tava. (Guaraná, obviamente, porque a Coca havia acabado no bar. Meu primo me disse que eu encontrava Coca em qualquer barraqueiro das proximidades, mas eu preferi ajudar a galera do Côco e comprar só lá bar deles. E também a ideia dos barraqueiros nem me passou pela cabeça, tão bem estava eu no meu lugar ao lado do bar.)

-X-X-X-

Um muuuito lombrado a quem entreguei o papel no banco lá longe, perto de onde a galera mijava (sentou ao lado de uma menina), ao passar por mim novamente me cumprimentou e disse que ia acessar o blog, que tinha guardado o papel, disse que ia comentar. Eu disse a ele que lesse Algo0003, que é o primeiro da lista dos mais visitados. Não sei se ele vai lembrar, nem de acessar. Eu percebo que com os bilhetinhos há apenas uns 10% de chance de alguém visitar. Ou menos. Acredito que maioria até esqueça que está com o bilhete quando chega em casa.

-X-X-X-

Minha amicíssima também me falou da religião Jurema, da qual quatro integrantes, dois casais, participavam da festa. Eles os homens, se destacavam pois um usava um cocar e o outro, além da roupa branca, chapéu branco, fumava um cachimbo enorme. Esse do cachimbo, inclusive havia sido a primeira pessoa no país a mudar seu sobrenome para o de seus ancestrais. Conseguiu isso por ter alegado motivos religiosos. Fiquei imaginando se há muitos outros brasileiros com o mesma desejo que ele.

-X-X-X-

Meu primo-irmão me deixou mais solto e foi curtir a festa, falar com os amigos, dançar no meio da galera. Eu fiquei mais ou menos no mesmo lugar, ao lado do bar do Côco a noite toda, servindo meio que de referência geográfica da turma. Meu primo estava bebendo e animado, pois sabia que o amigo Davi (boto seu nome para enaltecê-lo), que não fuma, nem bebe, nem cheira e se diverte da mesma forma, iria dirigir o carro na volta.

-X-X-X-

No mais, houve um momento em que fui finalmente dominado pelo ritmo e dancei meus 15 minutos de Côco. O que eu achei tão diferente do meu eu habitual, mais divertido e se divertindo mais. Tudo isso sem beber, o que foi ótimo.

-X-X-X-

Bom, acho que foi isso, pelo menos as coisas que mais me marcaram na noite e sobreviveram ao sono até este momento. Em síntese, foi uma experiência muito mais divertida que das outras vezes, graças à minha amicíssima, a ter me soltado mais, a ter encontrado uma Clementine (hiperlink uma última vez), ao astral da noite e em como a vi, esta mistura de povos em torno do mesmo ritmo, da mesma celebração, que é feita com muita alma por quem está no palco a cantar e tocar.

Pronto. Revisar e postar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário