segunda-feira, 1 de outubro de 2018

HOJE É DIA DE CAMINHADA



13h25. Vou nessa  aventura ideológica  que é a  caminhada das mulheres contra Bolsonaro. Assisti ontem The  Purge e tomei como uma crítica, um hipérbole social, interessante, principalmente nesses tempos de extremismo. Os dois lados estão cegos, admito. Eu acho que ainda consigo manter um pouco  da minha imparcialidade e ver qualidades e defeitos em ambos e  os defeitos da extrema direita, na minha opinião, em muito superam as suas qualidades. Os defeitos da esquerda são grandes também, mas não agridem os direitos adquiridos no Brasil. Mas não vou falar de política, por mais que  vá praticar um gesto político,  porque me falta embasamento para dar opiniões. Mandei uma mensagem para a garota do Instagram perguntando se  ela  vai, mas tenho certeza de que ela não vai me  responder. Talvez tenha lido o post anterior e me achado um freak. Sei lá. Sei que de 15h ou 16h  parto para o Derby, para dar a minha singela contribuição à democracia do Brasil. Não posso votar, participar da passeata  é o que eu posso fazer, então farei. Preciso de um copo de  Coca bem  gelado. Acabei de tomar uma garrafa  de café  ouvindo o meu padrasto dando sua visão política, embora ele se diga  indeciso, sinto que  tem uma  inclinação por Bolsonaro no segundo turno. Acha que os demais poderes o vão controlar. Sei lá. Estou pensando na garota do Instagram,  acho que  ter repartido os post tenha  a  assustado. Se ela leu. Não sei se mereço tanto empenho de sua parte. Gostaria de me  orgulhar dela.  Não vai ser o caso. Ela visualizou a minha mensagem  e certamente não vai responder. Vou botar o meu celular para carregar.

14h27. Mandei algumas mensagens  a  incentivando a  ir e como sei que não haverá resposta, coloquei o meu celular para carregar para poder chamar o Uber na volta. Liguei  para a minha tia agora e ela disse que sairá  às  15h, que a gente se encontrasse  no Derby. Dificilmente os encontrarei,  mas vamos ver no que  é que dá. Minha tia pareceu apressada, agoniada.  Estranho. Vou me  arrumar em breve,  quando o meu celular carregar. Acho que não vou tomar banho. Tomo quando voltar para  não perder tempo. Vou fumar um cigarro com Coca.

14h55. Começo a pensar que essa passeata é sem sentido, pois em  nada alterará o  resultado  das eleições  para  o segundo turno. Se ambos os lados estão cegos e com visões bastante definidas do que querem, não vai mudar  nada. Apenas  demonstra o engajamento político de  cada um. Talvez isso mude a  cabeça de um  indeciso ou outro, mas nada que altere o quadro eleitoral. De qualquer forma eu vou  para cumprir  o meu papel  cívico. E de  repente encontrar amigos e família. Não sei se Bolsonaro ganhar as manifestações  democráticas contra o seu regime serão toleradas. Acho que serão, a  não ser que  ele dê um golpe. Mas acho que  ele não tem intelecto para tanto. Nem força política  suficiente. E  provavelmente  não vá ganhar. Me entristece o PT no governo mais uma vez, mas não me amedronta como ter a extrema direita  governando.

15h22. Perdi a carona  do meu tio-vizinho, que ozzy. Soubera eu que ele ia,  teria me organizado melhor. Senti ele incomodado comigo também. Será que alguma coisa  decorreu que eu não estou sabendo? Ou é só neurose  da minha  parte? Preciso me aprontar para ir. O danado do celular não carrega. Acho que vou com  a carga em que está  mesmo. Meu tio comentou que vai ser foda mais quatro anos de PT e roubalheira, que Bolsonaro tinha estacionado  e  a rejeição a ele aumentado. Bem, vou-me. Adeus quarto-ilha. Ou até breve.

-x-x-x-x-

13h49. A passeata foi massa. Largamente apartidária, que acho que era a proposta,  com muito mais mulheres que homens, o que também era a proposta, e encontrei pessoas muito queridas lá. Reitero que o impacto eleitoral dela vai ser nulo,  mas me senti cumprindo um dever cívico, já que não voto. Era o mínimo que poderia fazer. Voltei caminhando com  um casal de  amigos até sua casa e passei lá uma  tempo, revi Lia, a cadela labrador preta  deles,  o animal que mais curto na Terra, e passei a maior parte do tempo brincando com  o caçula, até que desenrolei direitinho. Foi um dia muito bom de ser vivido. Recebi elogios da pintura que postei no Instagram e o incentivo para retomar os pincéis, o que me intimida mais do que motiva.  E a tela em branco que tenho aqui em casa é muito grande, se fosse uma menor,  talvez pegasse algum dia para tentar. A arquiteta mandou resposta e orçamento para mamãe, mas esta não me  deu muitos detalhes.

14h25. Converso com o meu amigo cineasta, está preocupado com  o cenário político. Participou da marcha em  São Paulo, onde mora. A garota do Instagram começou eloquente e se calou. Nem viu as minhas novas mensagens ainda. É  ter paciência e esperança. Tenho conversado mais com o anjo do Tinder do que com a garota do Instagram e confesso que isso me põe confuso.

14h39. Hoje não estou para  o maravilhoso mundo dos bonecos, ter tentado mergulhar nele me causou desgosto até pelos meus bonecos, não foi legal. Mandei um  vídeo de uma senhora bem idosa e negra dando um  depoimento contra Bolsonaro para o grupo da minha família  materna, um ninho de direita. Isso me divertiu. Trela. Hahaha. Acho que vou trocar o “hahaha”  por “lol”. É petulante, mas também me  parece menos que o “hahaha”. Vou mandar uma mensagem para o anjo do Tinder dizendo que estou com saudades. Vou dizer menos, vou dizer “saudadezinha”. Mandei a velhinha contra Bolsonaro para ela e disse  da saudadezinha. Vou deixar os espaçamentos duplos. Preciso resolver isso. Vou falar com mamãe. Ela disse que conhece quem conserta.

15h28. O celular pisca, mensagens  do Instagram aparentemente. Quem será?

15h36.  Foi o anjo do Tinder, ela fala comigo mais que a garota do Instagram. Isso tudo é tão estranho e novo para mim. Esses vínculos cibernéticos com desconhecidas. Meu deus, me deu um frio na  barriga de pensar na publicação do livro. Mas  acho que não vai acontecer. Acho que  meu tio não se dará ao trabalho. Bom, pode  ser o período eleitoral. Tenho que me convencer que não vou ter trabalho nenhum publicado em papel. Mas  sou um homem  que vive de áridas esperanças. Ah, essa espera por respostas me chateia. Vou escrever que é o melhor que faço. O anjo do Tinder ontem se ofereceu para ser o meu cupido com a garota do Instagram. Parece que tenho chance. A garota do Instagram tem uma ideia  bem clara de  quem eu sou. E disse que poderia me  dar uma chance. Não acredito que seja capaz, mas tentarei de tudo. Interessante é que com essa minha ocupação cibernética fico sem muita disposição para escrever aqui. Parece que eu estou vivendo mais a vida estando lá que escrevendo aqui. Lá eu vivo a  vida em companhia esparsa de  duas desconhecidas,  há diálogo, não monólogo. Diálogo é algo mais cheio de vida que a escrita solitária.

16h15. Amanhã será o dia de cuidar de mim, levarei o computador no conserto, cortarei as  unhas e apararei cabelo e  barba. Minha tia está dando uma cafeteira, eu acho que vou pegar. Estou pensando em substituir a Coca por café e água para ver se o meu bucho diminui. Nossa  como queria engatar  um conversa com  a garota do Instagram.

16h28. Não sei o que escrever, minha vida agora passou a ser esperar por resposta de duas figuras que não dão a mínima para mim. Esses espaçamentos duplos também me irritam profundamente. A ansiedade por algum  sinal de vida me faz fumar mais.

16h57.  Me  bateu o niilismo que me acomete às vezes quando fumo cigarro. Tudo o que faço  parece sem sentido ou utilidade, o que escrevo, essas relações cibernéticas que não levam a nada. Eu acho que nesses momentos eu me aproximo da verdade como realmente  é. Não sei, nunca soube, nem nunca saberei como vender o meu peixe. E isso,  infelizmente, é mais essencial que a  essência da coisa em si,  sejam os meus textos, seja eu mesmo. O marketing é mais importante que o produto. Eu que trabalhei com publicidade deveria saber disso melhor que ninguém. Minha incompetência me  inviabiliza. Acho que vou apagar o Tinder. Aquilo não me leva a lugar nenhum.  O que faz mais sentido, que me parece mais real no momento é o videogame,  isso é irônico, até contraditório  e, sem dúvida, deprimente. Eu vivo de aspirações e sonhos que não se ancoram na realidade,  o que me entristece. Tudo porque não sei fazer  marketing pessoal.

17h35. Guardei as louças, botei gelo para fazer, comi um  pouco do chinês que mamãe pediu, fumei um cigarro e a minha descrença permanece. Será que estou fazendo o melhor da minha  vida? A intangibilidade, a falta de materialidade das coisas em que invisto o meu tempo me  incomoda. O anjo do Tinder visualizou a minha recomendação musical – The Joshua Tree,  do U2 – e nada comentou.

20h10. Estou de mau-humor e a causa disso me  veio com uma clareza óbvia, as coisas que mais quero, o livro e um amor  não dependem de mim para  se materializar. Eu  faço o meu melhor,  eu me  esforço e tento, eu planto, mas nada colho. É frustrante. Talvez  não seja o  tempo da colheita ainda. Sei lá e quem sabe? Vamos ver  se, a respeito do livro,  depois da corrida  eleitoral,  o meu tio se manifesta. Tenho ainda a vaga possibilidade de  mandar o texto para uma editora em março do ano que vem. Pelo menos agora a sensação de frustração tem  causas sólidas. Estou agindo sem  obter resultados. Não sei vender o meu peixe.

22h39. Escrevi um monte para a  garota do Instagram  agora,  foi brotando e eu fui colocando, colocando, colocando. Nossa, me sinto exausto, carga emocional forte desgasta.


23h01. Antes de o celular descarregar ainda vi um novo post dela  no Instagram, fofo e engraçado. Ela é a garota dos  meus  sonhos, pena  que a  realidade seja acordado. Quem me  dera a  dissertação que fiz lhe  tocasse  em  algum ponto. Acho que  é melhor perder as  esperanças... O chato é que as danadas acabam  sempre me encontrando. Só desisto com um fora. E tenho dito. Mostrei o vídeo a  mamãe  e ela  achou a garota do Instagram bonitinha. Eu também acho ela bonitinha e  tenho a impressão de que não é ordinária. Mas  não tenho certeza sobre essa segunda parte. Queria muito que  desse certo. Mas  não vai dar. Sei lá o que vai acontecer. Cenas  do próximo capítulo. Amanhã é um novo dia da minha  batalha. E  não vou poder cuidar de mim como desejava. Amanhã é dia de  cuidar da cuca  com  Ju.  Havia  esquecido completamente. Revisar e postar.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário