sábado, 12 de maio de 2018

MÃE


Uma das palavras mais poderosas que eu conheço. Uma palavra tão abrangente quanto há mulheres no mundo. Quanto há pessoas no mundo. Pois todas as pessoas vieram de uma mãe. Eu me sinto extremamente agraciado pela existência por ter a mãe que a natureza selecionou para mim. Aos 41 anos de idade, acho que finalmente cheguei a bom termo com a minha mãe. Somos muito diferentes e muitas arestas nos faziam ter conflitos e raivas. Este tempo não existe mais. Ainda há aqui e ali um arranca-rabo ou outro, mas via de regra, vivemos hoje uma harmoniosa relação. Ela aprendeu a respeitar as minhas condições e limitações e vice-versa. Hoje posso dizer com muita sinceridade que amo a minha mãe e que não guardo dela nenhuma mágoa. Ou quase nenhuma. Nada é perfeito, nem uma mãe o é. Ainda mais tendo um filho tão peculiar como eu. E bote peculiar nisso. Não exatamente das melhores formas. Estou longe de ser o exemplo de filho que uma mãe espera, orbito talvez no extremo oposto e, mesmo assim, sinto que minha mãe me aceita mais do que jamais aceitou. Já causei muita dor, muitos aperreios, muito estresse (isso ainda causo um pouco, eu sei), mas acho que enfim a maturidade chegou e me fez ver quão valiosa sua presença é em minha vida e o quão querida minha mãe é para mim. Não posso falar das demais mães, pois me falta propriedade de suas qualidades e defeitos. Posso falar da minha, que enfrenta a vida com determinação e confiança, apesar de ter saído de um câncer e vá se submeter a uma operação radical de joelho. Mesmo assim, a vejo rindo, inclusive das próprias mazelas. É uma mulher espetacular, singular, um exemplo. E vai até onde pode para proteger suas crias. Até viajar com o dito joelho seriamente avariado para visitar a saudosa filha no exterior. Noto que ela e minha mãe têm um entrosamento que escapa aos dois outros irmãos, talvez por serem de personalidade mais parecida. Fato é que se submeterá a essa provação para ver minha irmã. Eu estarei ao lado dela. Estarei ao lado dela até o fim, para um ou para outro. O meu amor só cresce e frutifica a cada novo dia. E minha admiração também, por ser, além de mãe, uma mulher realizada profissionalmente, uma professora e pesquisadora exemplar. Que trata os alunos com igual instinto maternal. Minha mãe é mãe de muitos, não só dos três que colocou no mundo e talvez essa seja a sua característica mais marcante. Ela é mãe sempre que preciso. E sempre é preciso ser mãe. Amor incondicional, mommy. Luv u!

0h24. O que poderia mais dizer? Que você é uma alegria em minha vida, que o cuidado que tem comigo me cativa, que o respeito por me aceitar do jeito que eu sou não tem preço. Tentar entender, que eu sei que é difícil, que a minha vida é escrever. Vejo pouco sentido na vida sem a escrita. Que a escrita me valida como gente para mim mesmo. E que eu amo, adoro escrever. É algo que me absorve e me preenche, que me dá vontade de viver e que sinto que é a minha vocação. Não tem vocação para padre? A minha é para a escrita. É onde eu me encontro, onde me sinto mais eu, mais plenamente eu. E essa é uma sensação muito grande e muito profunda. Como é o meu sentimento por você. Como sou grato a você que enfrentou tantas barras comigo. É algo que nunca vou poder retribuir. Não há como. Não sou mãe para ser capaz de tanto. Só uma mãe é capaz de fazer o que você fez e suportar o que suportou por causa de um filho. Uma mãe como você. Conheço mães, famílias que desistiram. Mas não há mãe igual a você, capaz de dar outra chance. E outra e mais outra. Sempre nessa esperança que agora vai. Pela primeira vez na vida eu também tenho essa esperança. Que encontremos um no outro a força para que essa esperança se materialize. E para os desafios da vida como um todo. Bom era isso, se surgir mais, coloco. Xêro. Te amo.

0h48. Adoro você quando está de bom humor. Adoro o seu sorriso. Temo por sua memória e sua capacidade de autogerenciar. Morro de medo disso. Morro de medo de perder você. Não sei o que minha vida seria sem a sua presença. Me veria perdido no mundo. O que é até ruim, pois mostra uma codependência grande. Preciso saber ser funcional no mundo sem a sua presença, por mais que torça partir antes do que você. Pois sua perda me geraria um vazio indescritível, enorme, gigantesco. Que me dá medo só de pensar. Não sei se jamais me recuperarei de tal golpe em minha vida. Mas vamos parar de falar em desgraça e falar em coisa boa. A sua aceitação é essencial para A minha autoestima, suas críticas me pesam muito. Seus elogios também pesam. Mas não os faça porque disse isso, elogios forçados me constrangem.

1h09. Hora de ir para a cama. Novamente, porque nunca é demais, tarde ou suficiente dizer, eu te amo.

2 comentários:

  1. Obg, amigo. Abs

    Acesse o Blog: www.robsonsampaio.com.br. A coluna Cidades Online, no domingo (Teatro da Vida/Causos – Frases – Poesias e notícias). Divulguem e mandem notas, artigos e denúncias para o e-mail: rsampaioblog@gmail.com. Abs e obg.

    ResponderExcluir