sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Smile!

A melhor HQ já escrita.



DESAFIO ESCRITO VI – SMILE
Participantes: Pablo Bitu e Boto de Gatas
Este tema foi sugerido por Eduardo.

Smile. Capa do primeiro Watchmen. Anos 80, São Paulo. A cidade enorme era do tamanho das minhas aspirações. A vida era uma grande aventura. Eu ainda achava que podia tudo, não tinha medo de nada (hoje tenho medo de tudo, só acho conforto estacionado em mim). Skatista na Ladeira da Morte, dançarino de matinê na Up & Down, caçador de insetos na praça perto de casa, fascinado por Shirley de biquíni, ladrão de brinquedos e gibis que não podia comprar. Filme dos Trapalhões no cinema com a galera (e uma mãe, claro!). Almôndegas com purê assistindo Bozo ou Chaves. Dava para ver a antena do SBT da janela, sob o pôr-do-sol róseo avermelhado de beleza e poluição. Chuva de granizo, neblina, Virgem de Marina na cabeça, Faroeste Caboclo no rádio e na memória pródiga de todos nós. Muros de cemitério pichados com o Spirit. Autógrafo de Will Eisner no lançamento da revista do herói. Pão de queijo, alfajor e injeções anti-alérgicas na USP. Entrada escondida no mega show da Anistia Internacional, quando fui pego e retido pelo Juizado de Menores. Eles foram bonzinhos e deixaram o garotinho bonitinho e branquinho ver o show do gramado do Parque Antártica. Inesquecível. Como o susto da minha mãe de madrugada quando o inspetor me trouxe de volta e interfonou para lhe passar uma bronca. Pichador iniciante. Passeios pelo centro e seus sebos com papai. Nos finais de semana, ida à loja de trens de brinquedo seguida de almoço no Transilvânia ou no China Massas Caseiras. Aerobee e bicicleta no Ibirapuera. Lodon Fog, Mad Rats, Zoomp, Kokus, Toby e outras marcas que todo garoto deveria ter/usar (e que eu não tinha). Tantas, tantas memórias para tão pouco tempo. Três ou quatro anos.

Duas décadas depois, poucas são as lembranças que trago dos últimos três ou quatro anos. Além de duas mortes que me foderam e vários casamentos que se misturam uns nos outros, pouco tenho para me lembrar, tudo foi solidão, apatia e cola. Tudo foi um grande mesmo. É tempo de smile outra vez.

XXXXX

Smile on your face
Gota de sangue num button amarelo
Filme arretado
de um gibi velho

Não vivi nos oitenta
mas de lá vem muito o que me acalenta
bandas, personagens, heróis
Vilões que constroem

Atualmente o smile
É alerta de big brother
Sorria
Você está sendo vigiado

Bando de viados
nos podaram a privacidade
Elevador já não é mais motel
Só em prédio velho

1984 não está tão longe
Na verdade já passou
A noia agora é outra
Não mais a invasão

O que incomoda é a apatia
As câmeras tem que pegar algo
Um ser contemplativo não entretém
Não convém para a TV

Uma gota de sangue
Murro na cara
Chantagem, baixaria
Isso dá ibope

Pablo Bitu 13.12.2011

Um comentário:

  1. Ja que não visita meu cantinho,passando pra visitar o seu!Do caralho o desafio Smile!!!!!!!!!!!Bjs saudosos

    ResponderExcluir