sábado, 3 de dezembro de 2011

Fumaça (atualizado)

DESAFIO ESCRITO – FUMAÇA 
Participantes: Pablo Bitu e Boto de Gatas
Tema sugerido por Pablo Bitu.



Um drible seco no ar
sobe e desce a cabeça
fumaça, fumaça, fumaça

Que não me deixa dormir
me acorda cedo
e me deixa ainda mais seco
Um nó cego
de marinheiro para marinheiro
quem fuma uma vez
aqui na terra

Jamais se esquece
sempre enfraquece
a mente adormece
não dorme, não acorda

Essa é a droga...
Só pesca, pesca e pesca
e cai... pisca
fumaça


Pablo Bitu

XXXXX



Lã de ovelha negra nos pneus queimando. Bafo quente e feroz da boca do vulcão. Dança melíflua com perfume de jasmim e mirra. Silhueta fugaz e fugidia que emana do companheiro de pensamentos solitários. Cheiro junino das noites estreladas de festa. Fumaça. Às vezes quase sólida, às vezes quase sonho, quase nada, quase ar. Fumaça que não é nuvem, que não verte lágrimas do céu, mas faz chorar e morrer na guerra de todos os dias, de todos os cantos, de todos os santos e demônios. Ao sair da boca da lata para a boca da alma. Ao cuspir da boca da arma o fim de um coração. Ao ser véu das chamas que destroem sonhos, que separam mães de filhos, abrigos de desabrigados. Fumaça do bom da vida. Dos finais de semana com os amigos, cerveja gelada e carne na brasa. Fumaça da maresia ao pôr do sol com a menina bonita de biquíni amarelo. Fumaça religião de alguns. Fumaça que os automóveis defecam e nós inspiramos com complacência. Fumaça companheira do homem desde que se entende por gente. Fumaça que a água atiça ao fogo matar. Fumaça que nos constrói e nos destrói. Fumaça de cinzas entre os encarnados das brasas e os azuis dos céus. Fumaça, enfim.

XXXXX

Percebi com este texto que não tenho mais vocação alguma para a abstração. Ele foi fruto de um desafio que eu e mais dois colegas albergados nos lançamos de escrever sobre fumaça. Enquanto os outros identificaram a fumaça com suas próprias pessoas e usaram a fumaça para falar de coisas outras que a fumaça em si, o meu texto não passa de uma coletânea dos diversos tipos de fumaça que me vieram à cabeça, descritos de um jeito engraçadinho. Ou seja, zero de abstração. Percebo que esta mesma tendência à não-fantasia permeia tudo o mais que escrevo. Antigamente eu era muito mais capaz de trabalhar essas ilusões, essas cores imaginárias, esses bichos que não são. Será que isso é a infância me abandonando (e com ela a capacidade de sonhar coisas fora desse mundo)?

XXXXX

Me desafiei. Vou escrever algo bem imaginário agora. Lá vai.

(Coloquei o resto em outro post, para este não ficar tão “enormedálico”. Chama-se Olhinhos Borbulhantes.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário