quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Beleza

DESAFIO ESCRITO II – BELEZA
Participantes: Pablo Bitu, A lontra Rocha e Boto de Gatas
Este tema foi sugerido por Boto

Poucas coisas são mais belas que musas

A beleza é o que de mais importante e precioso há. Perceber o belo, encontrar o belo é a minha eterna busca. Mais até do que busca, é algo que independe da minha vontade, é intrínseco e inseparável do que sou. O belo me atrai, me domina, me absorve, me completa. Tudo o que é bom é belo, mesmo que seja feio. A beleza transcende o aparente, o óbvio. Embora a beleza óbvia – desde que invulgar – é de meu igual deleite. A beleza não tem tamanho, vai da enormidade das nuvens e dos oceanos, à miudeza gigantesca de um gesto, de um meio sorriso, de uma palavra, uma linha. Há beleza em qualquer lugar, basta procurar. Eu procuro. E encontro beleza até em mim, mesmo que apenas num gesto. Ou linha.

Ver a beleza, entender a beleza, sentir a beleza, gerar a beleza é o que há de mais extraordinário na condição humana. É a criação mais divina desses milênios de cultura, é o que faz valer cada novo dia da nossa espécie. Embora as formas de beleza externa tenham variado mais ou menos ao longo dos séculos, a beleza interior, o que faz de alguém um ser virtuoso, bom, permanece imutável em sua essência, transcendendo épocas e deuses, como se tivesse sido inscrito na alma da humanidade por algo anterior à humanidade em si. E em verdade, creio que assim seja. A meu ver, todas as noções de moralidade, ética e bondade são desdobramentos dos instintos naturais do bicho homem codificados pelas civilizações com suas cores específicas que não mudam o desenho como um todo. Mas deixando a filosofia de lado, não tem nada que me agrade mais que ver as meninas bonitas desfilando suas femininas juventudes numa tarde de sol. Ah, a beleza óbvia é, obviamente, linda. Ah, me permitam a futilidade! Todo homem merece ter suas futilidades, posto que para ele, são belas. E não tão fúteis quanto faço julgar.

Boto de Gatas

XXXXX

A beleza não põe mesa
Mas na cama, quem não almeja?
Ora meu brother,
perceba que cada qual um tipo deseja
pra uns são as senhoritas
Pra outros umas brejas,
Seja qual for seu parâmetro
Propicie, depois receba.

A lontra Rocha

XXXXX



Uma gota d’água indefinida
um corpo nu estendido no chão
nada de abstrato
tudo concreto
Concretismo, impressionismo, expressionismo
apagão!
tudo fica escuro
quase cega quem vê

Quase arromba as retinas
já cantava o velho Chico
sobre o tema
beleza

Mas é muito pueril
não tem cor, nem tem cheiro
nada definido
só a verdade que pode cegar

Pode ser torta
mal escrita
e ainda assim
ser bela

E ainda sim...
levar a uma embriaguez
elevar a uma chapação
absurdo

Pablo Bitu – 05.12.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário