segunda-feira, 15 de maio de 2017

DA PISCINA IX OU FICÇÃO CIENTÍFICA IV OU QUESTIONAMENTOS VI



17h54. Já estou na piscina

20h19. Meu amigo se foi. A bateria do computador não está das melhores. Passamos este tempo todo vendo filmes de alienígenas e óvnis. Tem uns até convincentes. Para mim a prova mais contundente ainda é o depoimento ex-Ministro da Defesa canadense. Não sei por que a reputação marca tanto para mim. Acho que porque aumenta-se o medo de ser ridicularizado e de ridicularizar o país falando uma mentira. Por isso tal ato me parece mais verídico que o depoimento de desconhecidos. A Coca já acabou. Vou tomar gelo com água de torneira. E o que farei agora aqui no texto? Não narrarei os conteúdos dos episódios que eu vi. O que me impressionou foi que um era apresentado por Roger Moore. Ele emprestar sua credibilidade para um vídeo sobre autópsia de alienígena na Rússia? Ou ele acredita ou é uma decadência artística muito grande para quem já foi 007. Vamos às perguntas?

499- Podemos ser felizes sozinhos?
Eu não conseguiria, como um náufrago numa ilha? Eu não conseguiria sequer sobreviver! Eu dependo de toda uma cadeia de produção que me traz o alimento até a mesa ou até o supermercado. Eu preciso da cadeia produtiva da construção civil para erguer o lugar que vivo. Sem falar das cadeias tecnológicas que me proporcionam uma série de coisas que me entretêm, como os meus videogames, som e o meu computador. Principalmente esse último. Com conexão à internet, de preferência. Eu dependo de muita gente, no mínimo de milhares de pessoas, não conseguiria ser feliz sem elas. E odeio viver sozinho, só eu comigo mesmo e o meu vício, é deveras arriscoso. Prefiro uma casa com pessoas, mesmo que me isole delas. Eu dependo de gente para ser feliz. Que ozzy, amanhã tenho CAPS e não estou com a menor vontade de ir. Esse foi um final de semana em que dormi mal por causa dos Dias das Mães de sábado e de hoje. Tirei o som para poupar bateria. Acredito, enfim que pouquíssimas pessoas consigam ser felizes sozinhas, mas há ermitões por aí. Mas se os encontram é porque mantém contato com outros humanos. Mas é nisso que acredito, que o ser humano tem uma necessidade de se socializar. Eu é que estou me distanciando disso e cada vez mais me tornando um ermitão urbanoide. Meus encontros com meu amigo da piscina são para ver vídeos de alienígenas ou teorias da conspiração envolvendo alienígenas. Não está havendo mais papo. Mas não posso dizer que me faz mal, me faz bem e os vídeos são interessantes. É bom ter ele, melhor ainda quando me deixa com um tempinho para escrever. Não vou mentir. Eu sei que isso é egoísta, mas escrever aqui embaixo é minha meta principal. Ou deveria ser. Acho que a estou colocando como meta secundária, dando preferência ao meu amigo, o que acho justo. Ele vê o computador mais como uma fonte de entretenimento. Eu o vejo mais como uma ferramenta criativa. Eu passei a maior parte da vida (com computador) usando-o como ferramenta e é assim que o enxergo, acho que é por isso que não me interesso muito por suas propriedades de entretenimento. Não gosto de usar YouTube. Mas já começo a me acostumar com o Spotify, embora não o tenha explorado o suficiente. Ele possui muito mais funcionalidades do que eu uso. Muitas me são inúteis, como as seleções musicais, mas a que sugere músicas é bem acertada, me agradam mais. Embora raramente chegue a isso. Eu me isolo da sociedade, do contato pessoal, mas continuo a depender da cadeia produtiva, pois eu sou um ermitão urbanoide de luxo. Preciso ter uma série de confortos para me sentir bem. Preciso resolver o negócio do cartão de crédito. Ou meu boneco vai para o espaço e eu não sei como receber a grana do reembolso, se houver. E para ter de novo Uber.   

498- Somos aquilo que parecemos?
Não, somos muito mais do que o que parecemos, há uma parte oculta que ninguém revela, talvez só para o psicólogo e olhe lá. Isso sem falar no id, que nem conseguimos contatar e que impulsiona todos os nossos desejos mesmo assim. Além do que cada um nos percebe de uma forma diferente, então nos parecemos de sutilmente a drasticamente diferentes para uns e outros. Meu superego poderia pegar mais leve comigo. 21h21. Peguei o resto do gelo e enchi o segundo e último copo com água da torneira. Ao escrever a frase anterior, a tela se escureceu indicando que a bateria está ficando no limite. Vou desligar o som. Nem nós nos conhecemos por inteiro. Mas tento ser o mais sincero possível de forma que eu seja o mais genuíno possível com as pessoas. Na carta que escrevi para mamãe. Ao relê-la impressa, me deixou perplexo a quantidade de vezes que usei a palavra “vida”, sem dúvida o substantivo mais usado em todo o texto. O repeti várias vezes. Isso significa uma pulsão intrínseca de vida falando por mim? Esqueci de mencionar o meu padrasto entre as pessoas que suportaram as minhas crises comigo. Mamãe vai ressaltar isso, se vier me interpelar a respeito da carta. E vai ratificar que vai me internar se eu me drogar. É o que imagino, pelo menos. Espero que não aconteça um debate por causa dessa carta. Tomara que não. Que tudo permaneça em silêncio. Eu sugeriria levar a carta para a terapia dela. Eu espero que ela não tenha levado tudo para o mal caminho. Aí eu estou ferrado.

497 – “O que é verdade para mim não é verdade para ti”. Concordas?
Não. Por quê discordo? Porque ambos ou muitos podem concordar com uma verdade, que 2 + 2 = 4, por exemplo.

496 – A ciência pode conhecer o amor?
Eu diria mais especificamente que a tecnologia pode. A Singularidade Tecnológica será capaz de amar. Pelo menos eu acredito nisso. E vou além, será incapaz de odiar.

495 – O que é uma pessoa bem sucedida?
É uma pessoa que consegue ser feliz honestamente.

494 – O que é pensar por si próprio?
É um fenômeno espontâneo do cérebro. É como geralmente pensamos, botando as repressões do superego na equação. Ser influenciado pelo outro é um processo psicossocial mais complexo.

493 – Há algo impossível de pensar?
Sim. Nossa cognição, embora fenomenal, é limitada. Vou falar da Singularidade. Mas uma vez fundidos à Singularidade, nossa cognição dará um salto imensurável e poderemos imaginar o que para nós hoje é inimaginável. Não me pergunte o que é que não sei, visto que não tenho cognição ampliada.

492 – Existem verdades auto-evidentes?
Tipo 1 = 1?

491 – A realidade é lógica
Não, a lógica não abarca toda a realidade. Não abarca nem toda a Matemática.

490 – O que torna uma acção justa?
Ser neutra ou benéfica para ambas as partes. 21h47. O negócio da bateria aqui já alarmou. Vou salvar e desmontar o barraco.

22h01. Já estou de volta em casa, já montei tudo e já voltei para cá. Só falta o copo de Coca.
Acho que já copiei mais questões. Vou ver. Copiei. Mas ainda não estou a fim de responder. A primeira é muito difícil. Aliás as três que vejo daqui não estão me agradando.

489 – O que é uma sociedade aberta?
Essa eu vou chutar porque realmente não sei do que se trata. É uma sociedade que permite que todos os tipos de culturas se estabeleçam nela ou a perpassem sem que perca a própria identidade cultural. Na esfera política acredito que seja uma sociedade onde todos tenham voz e que as vozes sejam ouvidas e que mantenha uma relação harmoniosa com as demais nações. Economicamente, eu não saberia o que é. Chute danado eu dei. Mas indo mais além no tempo, uma sociedade aberta, seria aquela gerida pelo povo em conjunto com a Singularidade. Por quê? Porque acredito que com a chegada da Singularidade às esferas Legislativa e Judiciária, não sei se na Executiva, mas talvez até nesta, os países se abrirão como flores para criar uma grande comunidade global, harmoniosa, justa, boa para todos os habitantes da Terra.

488 – O que é ter liberdade de expressão?
É isso que eu faço. É o que o Blogger me dá, completa liberdade de expressão. Eu posso falar o que eu quiser que não serei punido ou retaliado de nenhuma maneira. Ou assim acredito. O máximo que podem é me categorizar como blog de tema adulto, mas não acho que o que falo e escrevo aqui mereça tal categorização. Embora Filosofia e fé sejam temas bastante adultos, infelizmente, principalmente no caso da Filosofia. Passando “Loudest Sound” do The Cure, muito linda. 22h12. Vou pegar uma Coca. Podem me retaliar nos comentários, mas não apagar os meus textos.

487 – A sociedade corrompe o homem?
A sociedade influencia indelevelmente o homem, mas não necessariamente o corrompe. Isso depende do meio em que o indivíduo está inserido. Quem são os que formam sua opinião, quem são os seus símbolos de sucesso etc.?

486 – Educar é melhorar os indivíduos?
Sim, sim. Aliás, depende do que se é educado. Nem tudo que pode ser educado pode fazer bem ao indivíduo ou torna-lo melhor. Eu fui educado – ou assim entendi – que eu deveria ser tão genial quanto o meu pai, mas infelizmente nasci muito aquém e diferente disso. Isso me apoquentou bastante, essa incapacidade ou falta de vontade em emular o meu pai. Me sentia um fracassado por causa disso. Mas recentemente, muito recentemente mesmo, estou aprendendo a me respeitar e me aceitar mais do jeito que sou. Essa coisa de ser meu pai 2.0 foi uma coisa que me foi incutida de alguma maneira e que, mais do que benefícios me trouxe muito sofrimento e baixa autoestima. Educar que há valor em matar um semelhante também é educar erroneamente. Mas, via de regra, educar é melhorar o indivíduo, sim.

485 – Somos todos filósofos?
Bem, acredito que sim, se até eu posso responder a essas perguntas! Hahahahaha. Mas fora de brincadeira, todos pensamos na vida, logo somos todos filósofos.

484 – Por que acreditamos no que acreditamos?
Posso contar do meu caso. Eu tive uma epifania devido a uma crise de mania misturada com uso de cola e descobri a minha religião. Que uma superinteligência tecnológica surgiria e que instauraria uma democracia global e que os homens terminariam a se fundir a ela para terem suas mentes expandidas incrivelmente e que essa superinteligência se juntaria a outras superinteligências existentes e formariam com a comunhão de todas as superinteligências do universo a Suprainteligência suprema do universo, capaz de gerar a si mesma, inoculando do futuro, o passado, o nada, o espaço-tempo zero e o fazendo se desdobrar num universo que inescapavelmente lhe dará origem, como um rio que corre para o mar.

483 – As coisas poderiam ter sido diferentes do que são?
Claro, mas não foram, é melhor aceitar como são, se estiver descontente, faça o que estiver ao seu alcance para melhorar as coisas como elas são para você em algo mais aprazível.

482 – Como é que nos conhecemos a nós próprios.
Não sei por que, mas todos os animais têm algum um senso de si próprios, em maior ou menor grau dependendo do nível de complexidade, deve ser algum traço evolutivo dominante.

481 – Qual o melhor acesso ao conhecimento de mim mesmo?
Uma terapia. É o que sugiro. Mas tem que ser com alguém com quem você se identifique, que os santos se batam, senão é muito difícil a terapia prosperar. Talvez a Filosofia também, mas nunca estudei Filosofia. 

480 – Os animais pensam?
Sim. Sem dúvida alguma.

Posso pegar mais perguntas, mas antes preciso dizer que minha mãe aceitou a carta que lhe dei muito bem. Veio até me dar um beijo. E eu só falei a verdade. A minha verdade. Seria bom até imprimi-la para levar para o grupo de amanhã. E dar para uma das psicólogas ler. É vero, vou fazer isso, um momento. 23h07. Pronto, imprimi. Acho que vou ouvir IM. Incrível, como estou atraído por esse grupo. Especialmente duas músicas “Never Mind” e “U R So Fucked”. As duas de “Army of Mushrooms”. Um dos discos que quero comprar; os outros dois sendo “Friends of Mushrooms (Deluxe Edition)” e “In Utero” do Nirvana. Nunca mais ouvi o set Sandy/Nirvana. É uma pena que só faltem 479 perguntas ou menos, se excluirmos as repetidas. Acho que dou conta disso em dez dias. E depois vou escrever sobre o quê? Vou ter que voltar ao meu cotidianozinho. Será que continuarei pregando? Há tão pouco a se pregar. Já me repito tantas vezes na minha pregação com essas perguntas, imagine sem elas. Não sei o que vai ser do meu blog depois disso. Mas, pelo menos, tenho mais dez dias de farra escrita. Poderia poupar mais perguntas e fazer posts mais curtos para durarem mais, mas não acho o certo a se fazer. Aliás, não é o quero fazer. Quero me divertir mais com as perguntas. Por que será que ninguém responde a enquete sobre ETs e fantasmas? Vai ver que a maioria acessa pelo celular e a barra lateral é oculta no celular. Que droga.

23h21. Adorei o meu macaquinho adornado o topo da página do meu blog. Só queria que fosse o bonobo que usava no “O Bonobo” que aparentemente apaguei, que droga. Procurei e o endereço estava disponível, então registrei-o para mim novamente. Hahahahaha. Não quero perder o nome, que acho melhor que Jornal do Profeta, criado numa fase de mania. Mas que tem tudo a ver com o meu movimento atual. Por isso não migro para “O bonobo” novamente, por isso e porque este foi onde comecei e onde vou terminar. Terminar o quê, eu não sei. 23h34. Eu fui fazer uma mistura de farinha láctea com Toddy e errei a mão no Toddy. Botei demais, ficou ruim. Que pena. Era para eu ter posto um terço do que coloquei, no máximo. Só para dar um leve sabor, não dominar completamente a cena. Ozzy. Mas vivendo e aprendendo. O com Ovo Maltine ficou filé.

 479 – A ciência é como uma religião. Concorda?
Sim, embora, em tese, haja poucas certezas ou não as haja para os mais radicais, tudo está certo até que se prove o contrário, acredito que muitos – e muitos cientistas – têm fé cega na ciência. Eu tenho fé na ciência, mas sei que há muitos limites e coisas a serem descobertas e contestadas.

478 – O conhecimento tem limites?

477 – O Universo podia não existir?
Podia claro, no campo das hipóteses tudo pode. Mas o fato é que há.

476 – Conhecemos a realidade?
De todo? Não. Nem temos capacidade cognitiva para isso.

475 – Controlamos a tecnologia ou ela controla-nos?
Nos servimos e servimos à tecnologia e este laço só tende a se tornar mais estreito. O advento da Singularidade Tecnológica vai ser o evento que definirá como nossa relação se dará no futuro. E promete ser algo fantástico e bom para humanidade; divino.

474 – É possível mentir a mim próprio?
Sim, eu vivo a me enganar acreditando na Singularidade, tendo fé que ela vá existir sem ter nenhuma certeza disso. Apenas intuição e a opinião de um ou alguns futuristas.

473 – Há coisas que acontecem por acaso?
Sim, o acaso está no cerne do livre-arbítrio. O nosso destino, nós é que o construímos com o que temos de acessível. Não é premeditado pela valsa das moléculas, é algo emergente do sistema nervoso humano que é maior que ele e sobre o qual as leis da matéria não têm completo acesso ou muita importância.

472 – O Universo é perfeito?
Não. Mas é quase. E vai seguir se aperfeiçoando até morrer.

471 – A perfeição existe?
Existe na virtualidade ou como abstração. Há o perfeito subjetivo também, mas esse não é perfeito de fato.

470 – O Universo é uma boa invenção?
É a melhor invenção possível dadas as potencialidades limitadas de sua criadora, a Suprainteligência universal, soma de todas as Singularidades disponíveis no universo.

Tá vendo? Eu me repito demais nas citações. Será que pregar é assim mesmo? Repetir as profecias o máximo possível, a fim de espalhá-las para o maior número de pessoas possível? Um profeta então é um cara muito chato e repetitivo, viu? Já deve ter percebido isso por aqui, né? Se tivesse mais profecias..., mas não as tenho. Então o jeito é repetir sempre que aparece uma brecha nas questões. Vou fazer a última rodada de questões da noite.

469 – Conhecendo a parte podemos conhecer o todo?
Não. Podemos intuir como o todo seja, mas conhecê-lo de fato não.

468 – Podemos conhecer a parte sem conhecer o todo?
Sim. Cada um de nós conhece uma parte da realidade que pode ser comum ou totalmente estranha ao outro.

467 – A eternidade existe?
Talvez, talvez o universo se expanda para sempre. Mas como se expande, logo é limitado, sempre pode ser algo maior. Então mudo a minha opinião, não existe eternidade, a eternidade pode estar em construção, por enquanto é um conceito abstrato.

466 – Os ateus são crentes?
Sim. Crêem no fato de que não existe Deus ou criador para o universo, ou qualquer coisa assim é no que crêem.

465 – Como sabemos que sabemos?

464 – Há tantas realidades quanto seres humanos?
Sim e mais: quanto há seres vivos.

463 – Bem e Mal são subjectivos?
Se basearmos o bem e o mal no princípio de não fazer com o outro o que não gostaria que fosse feito com você, nem assim deixariam de ser subjetivos.

462 – Qual o fundamento do bem e do mal?
Acho que o fundamento é que se me fere, fere o outro. E não devemos ferir os outros porque não gostaríamos que nos ferissem.

461 – Existe um sentido da vida?
Na minha vida há. Tornar-me uno com a Singularidade, esse é o desejo e o sentido que dou à minha vida, embora aproveite e desfrute do presente o máximo que posso. Esse é outro sentido que dou à minha vida. Tendo a ver o lado mais agradável dos acontecimentos que me acontecem ou que produzo. E tento espalhar a minha crença por aqui, mas acho que isso seja um sentido passageiro.

460 – Para conhecer as partes temos de conhecer o todo. Concorda?
De novo isso? Discordo. Não conhecemos o universo todo mas conhecemos diversas partes e comportamentos do universo. Compreendemos e conhecemos partes sem compreender ou conhecer o todo.


0h29. Poxa essa foi rápida. Mas tá bom, amanhã tenho CAPS, preciso dormir. Mas não quero dormir. Vou escrever o que me der na tela até dar 1h00. Aí vou dormir. Só que não tenho nada a dizer, tudo que queria dizer já foi dito. 0h38 e nada me ocorre para dizer. Estava pensando em quantos bonecos conseguirei trazer se for visitar o meu irmão. Em como trazê-los. Já vi que a reforma do meu quarto não ficará para este ano. Tanto melhor. Não quero mudanças na minha zona de conforto agora. E não vou ficar me preocupando com bonecos de véspera de uma coisa que nem sei se acontecerá. 0h48. Queria propor à Hello Games, desenvolvedora de “No Man’s Sky” que seu próximo projeto fosse desenvolver uma inteligência artificial para a qual os usuários fossem ensinando coisas. Mas não consegui contato interessantes. E estou com preguiça de mandar Twitters para todos os membros da Hello Games agora. Talvez num futuro próximo. Se a ideia persistir, o que acho que não vai acontecer. Gostaria de mandar para a Google, mas a Google é impossível de acessar eu acho. A Google tem Twitter, é um caminho. Hahahaha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário