quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Mediocridade

DESAFIO ESCRITO IX – MEDIOCRIDADE
Participantes: A Lontra Rocha, Daniel Násser (provavelmente), Mateus Souto Maior, Pablo Bitu e Boto de Gatas
Este tema foi sugerido por Mateus.



Mediocridade
eu sou medíocre
Não sei nem escrever medíocre
No Word é muito fácil, ele corrige tudo
E vivo assim, sendo corrigido por terceiros
Mas na verdade preciso de um corretivo completo
Que me tire desse ócio, que me tire dessa apatia
Algo que me chacoalhe, que me acorde
Que me tire dessa inércia
Que vida de completa mediocridade
Ser internado é uma lamentação
Mas a vida aqui fora pode ser bem mais triste, acredite meu caro
Como suportar o calor desse verão, desse carnaval, sem poder tomar uma cerveja, sem fumar um baseado
Mas eu não posso. Fui medíocre e surtei. Tive um surto psicótico, bati na minha mãe, dormi amarrado
Hoje tomo remédio, durmo calado, continuo fazendo milhões de terapias

Mas tenho tempo, vou concluir isso positivamente
A paz vai reinar, eu vou triunfar, tudo de ruim vai ficar pra trás

Pablo Bitu

XXXXX

Mediocridade. Todos nós somos medíocres em muitos aspectos. E sofríveis ou nulos em muitos, muitos outros mais. O que sei eu de Entomologia ou Engenharia Elétrica além dos nomes? Oferecer primeiros-socorros? Nada. Há tantos aspectos, incontáveis classes de atividades e potencialidades, de conhecimentos, qualidades e, por que não dizer, defeitos, que nem sei. Falo em defeitos porque alguém pode ser excepcionalmente bom em algo tido como mau e, portanto, estar acima (abaixo?) da média nesse aspecto. Estamos todos fadados à mediocridade e somos todos medíocres se tomarmos esta visão tão abrangente. É impossível ser bom em tudo. Mas falar nestes termos tão amplos não leva a nada.

A mediocridade falada mais comumente é fruto principalmente de um péssimo marketing de relacionamentos. Sou vítima disso. Ou me esforço na contracorrente da publicidade de egos. A forma como alguém se vende – e se encara – é essencial para que ela seja ou não percebida como pessoa medíocre ou especial. O único outro fator além deste – e que pode compensá-lo – é a qualidade do que se produz. Se vender/apresentar bem e/ou fazer um trabalho bem-feito são as duas formas de escapar positivamente da mediocridade que eu conheço. Algumas pessoas não se importam em serem ou não consideradas medíocres, estão bem do jeito que estão e não precisam de aceitação social de seu ninguém. Estas tem uma convicção adamantina do que são e querem ser. A maioria, entretanto, tem a necessidade de se sentir especial, querida, aceita por alguém ou algum grupo, precisa em algum aspecto não ser percebida como medíocre, mas, sim, importante e única. E por incrível que pareça a maioria das pessoas consegue alocar essa posição para si em algum âmbito, nem que seja o familiar (e por isso o familiar é tão importante a meu ver). Isso me faz pensar naqueles que estão abaixo da linha da mediocridade e, em vez de invisíveis por não se destacarem, são evitados por se destacarem negativamente, como mendigos, pessoas deformadas ou qualquer outro desastre que a vida gratuitamente oferece a pobres desafortunados. Estes provavelmente devem sonhar em ser medíocres. Como os medíocres sonham em ser especiais e os especiais sentem necessidade de serem mais especiais ainda. O ego é voraz. É o ego que nos impulsiona, por isso a necessária fome. Pessoas sem esta fome, ficam estagnados, atolados, sem nem sequer conseguir andar em círculos. Conheço alguém assim. E é um espetáculo medíocre.

Este texto contém algumas contradições e não estou conseguindo extirpá-las ou transformá-las num todo mais coerente.

Boto de Gatas

XXXXX

medíocre   “+     idade”

A pouco, voltando pra casa mais uma vez, se fez claro meu caro Brother Boto de Gatas, que na minha idade (e na sua) ser desprovido de carro é sinônimo de mediocridade (sofrível) diz o senso comum, creio ser verdade senão por que ficaria tão pouco a vontade ao andar nas horas comuns, e os carros que já tive fazem tum tum Tum cada sonzera, a turma investe em som, na minha idade não ter seu próprio apartamento e ainda, contudo ir morar com os pais, os quais, se inexistentes, ao invés do RAID teria ido para um asilo de dementes é outra observação que me leva a determinar minha medíocre (Mediano) e momentânea situação, mas nada importa, nada muda o quadro atual porque os outros tem suas vidas e seus problemas os meus são meus. (Insignificante) Na real? Para os outros quem não importa sou eu.

medíocre   “+     idade”
adj. 2 g.
1. Mediano; sofrível; meão; insignificante.
s. m.
2. O que é medíocre.

A Lontra Rocha

2 comentários:

  1. Mediocridade está em todos nós
    E ela que nos faz sentir tão sós
    Dessa vida, desatá-la é o mais diffícil dos nós

    Mas, persista acredita em ti
    Sabes quem tu és, mais que ninguém
    Só tu podes fazer tu ires além

    Devemos ser sociais e aceitar diferenças,
    E contribuir, mas ter liberdade,
    Seguir suas crenças e viver à vontade.

    Um medíocre poeta como eu
    Não se importa com o público filisteu
    Se a poesia serve o propósito que o poeta lhe deu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Se a poesia serve ao propósito que o poeta lhe deu." Lindo. Valeu pela força e espero pelo seu blog, nobre poeta. Você viu que não sou só eu quem anda de baixo astral ultimamente, né?

      Excluir