sexta-feira, 28 de abril de 2017

ENTREVISTA FEITA PELOS MEMBROS DO GRUPO LEITORES ANÔNIMOS

Perguntas por ordem cronológica de aparição no grupo. Não mencionarei os nomes de quem me enviou a pergunta, para não expor ninguém.

1) Que tipo de ambiente faz vc se sentir motivado? Pq?
Essa é uma resposta muito ampla porque há diferentes ambientes que me motivam a diversas coisas diferentes. Mas assumirei que você esteja tratando da escrita. Eu tenho me pegado escrevendo nos lugares mais inusitados, visto que tenho o aplicativo do Blogger no meu celular, mas 99% do tempo escrevo no meu quarto. Entretanto, o lugar que me motiva mais e que descobri ontem num experimento que fiz, foi a área da piscina do meu prédio à noite. É um local aberto, muito arborizado e tranquilo. Sentei numa das mesas da piscina que são muito boas e com cadeiras supreendentemente confortáveis cobertas por grandes guarda-sóis. Levei Coca Zero, muito gelo, cigarro normal e eletrônico e o computador, claro. O momento mais delicioso de escrever nesse espaço foi quando começou a chover ao redor de mim, foi mágico estar rodeado de chuva por todos os lados e mesmo assim poder escrever. Acho que é o lugar mais inspirador de todos. E pretendo repetir a dose. Mas escrevo nos locais mais inusitados, como baladas e o CAPS que frequento às segundas, quartas e sextas.

2) Qual a sua missão?
Por muito tempo achei que era divulgar isso: http://thenewestreligion.blogspot.com.br/2015/09/a-novissima-religiao.html . Hoje, acho que é ser feliz honestamente, o mais feliz e o mais honestamente possível, pois ninguém é perfeito, nem todo dia é alegre. Mas só não estar em depressão profunda já é motivo para se estar vivo. Acredite que depressão profunda é algo profundamente triste. Às vezes acho que a minha vocação é escrever, então escrevo bastante.

3) Seu maior medo?
Difícil citar um apenas, então citarei dois: a morte da minha mãe antes da minha, o que é praticamente inevitável, e sofrer muito na velhice por causa de todos os abusos que fiz e faço ao meu corpo. Não tomo cuidado da máquina que me carrega e pagarei um preço caro por isso, eu presumo. Uma velhice cheia de problemas e dores me assusta enormemente. Não tenho medo de morrer, entretanto. Tenho medo do possível sofrimento intenso nos momentos finais. Meu avô, na noite em que morreu, gemia de dor mesmo tomando doses quase letais de morfina, acho que isso me marcou profundamente. E, sem minha mãe, eu sou um perdido no mundo. Espero ter respondido a contento.

4) Pode colocar ketchup na pizza? Por que?
Acho que pode, sim, porque o gosto é de quem come. Não acho que regras de etiqueta devam atrapalhar alguém de saborear a pizza da maneira que achar mais gostosa. Por mim, pode colocar até maionese! Hahahahaha.

5) Você gosta de artesanato? Se sim, prefere em madeira ou em pano?
Eu coleciono bonecos de super-heróis e anime, mangás, algumas edições limitadas de proporção 1/4 que são bastante caras (para o meu bolso pelo menos). Acho bonito o artesanato, uma forma de expressão cultural popular de um povo, o que é um conceito em si só belo, mas confesso que nunca comprei muitas peças de artesanato. Se fosse para mim, acho que compraria artesanatos de madeira, embora prefira artesanato de barro; se fosse para presentear uma garota, acho que escolheria algo de pano. Não sei bem por que escolheria algo de pano para uma garota. Acho que porque acho bonitos os vestidos artesanais.

6) Qual a sua cor preferida?
Laca gerânio é a mais bela para mim. Em segundo, laranja, por uma série de eventos correlacionados com essa cor que remetem a um Power Point que fiz há mais de 15 ou 20 anos. Hoje nem sei mais mexer no Power Point. Hahahahaha.

7) Você gosta de tomar banho de rio? Não tem medo de se afogar?
Só entrei em um rio muito raso na minha vida e tive medo de pegar esquistossomose! Hahahaha. Minto. Entrei em dois rios, o outro na desembocadura deste no mar. Este segundo ficava fundo rápido e eu era menino em ambas as ocasiões e tinha medo de não tomar pé então não me aventurei para muito longe das margens nesse segundo rio. Foram momentos bons da minha infância. Obrigado por me trazer essas lembranças!
Ah, me lembrou também a morte daquele ator Domingos Montagner, evento que acompanhei com detalhes porque estava internado num manicômio e num manicômio não há muito o que fazer a não ser escrever, fumar e ver a Rede Globo.

8) Você é a favor ou contra o Kosovo independente?
Rapaz, você me pegou. Nem sabia que este lugar estava pleiteando sua independência. Se for a vontade da maioria dos seus habitantes e se eles souberem das consequências políticas e econômicas que decorrerão desse novo momento histórico e estiverem dispostos a arcar com os prós e contras da decisão, então acho que devam ser independentes. Deve haver todo um contexto que os leve a querer isso, que desconheço. Como disse, você me pegou.

9) Qual vilão de ficção vc mais se identifica?
Não sou muito lido não, mas, pelos dilemas existenciais, Raskólnikov, de “Crime e Castigo” e pela excentricidade e vontade de viver livre de quaisquer rédeas sociais, o Coringa do filme “O Cavaleiro das Trevas”. Mas calma que não sou um malfeitor! Apenas acho que às vezes há regras demais para coisas de menos.

10) Se você pudesse ser qualquer tipo/raça de galinha, qual você seria?
Certamente uma raça que o homem não usasse como alimento, se é que entre os galináceos existe tal raça. Caso não exista, eu preferiria ser o galo reprodutor, para me manter relativamente livre e vivo e poder encher o saco dos humanos com o meu canto na madrugada. Hahahahaha.

11) Qual sua teoria sobre onde está Bruno Borges, o menino sumido do Acre?
Pelo que vejo nos filmes policiais, depois de 48 horas, a probabilidade desse menino está morto é grande. Meus pêsames à família. Afora isso, nunca tinha ouvido falar no assunto. Como disse, gosto de escrever, não de ler ou assistir, embora às vezes jogue videogames e assista um filme ou outro. Mas tempo que não vejo noticiário. Desde o manicômio, na época da morte de Domingos Montagner.

12) Se todo homem é mortal e Sócrates é um homem, logo, Sócrates é mortal?
Interessante você não ter feito a pergunta com Jesus, em vez de Sócrates. Acho que Sócrates é mortal, mas o seu legado até agora perdura, o que é um feito impressionante para qualquer ser humano. Ter sua obra “imortalizada” por uma quantidade enorme de séculos é de se admirar, significa que disse algo de muito relevante.

13) Algum momento da sua infância te marcou? Digo, alguma lembrança? E pq?
Puxa, fui inundado de memórias agora, selecionar uma fica até difícil agora. Mas acho que diria as férias de verão em Areias. Por quê? Porque era o momento mais aguardado do ano para mim. E acho que isso diz muito de quão especiais eram esses momentos.

14) Descreva Mário Barros
Essa é difícil, pois pode se estender bastante, mas vou ser breve. Um retrato do que sou hoje. Partes ruins: dependente químico em abstêmio de suas drogas de preferência, judicialmente incapaz civilmente, portanto curatelado pela mãe, fumante que usa cigarros eletrônicos como forma de redução de danos, um cara praticamente recluso, que sai muito pouco para baladas, alguém que há cerca de uma década não tem um relacionamento, tirando duas ficadas com uma amiga de adolescência há um ou dois anos. A parte menos ruim: gosto muito de escrever, é minha terapia, minha libertação; sou relativamente inteligente, pelo menos é o que me dizem, embora me sinta cada dia mais burro; não tenho nenhuma anomalia física; sou brasileiro; acredito num “deus” materialista, mas não acredito que entenda de Física; não desejo muito mais do que já tenho... não sei, isso é muito difícil, muito difícil fazer uma síntese de si mesmo. Me desculpe.

15) Se descreva com 3 palavras
Buchudo feliz escrevendo.

16) Termina com uma frase literária q te define
“Tudo vale a pena se a alma não é pequena.” É batida, eu sei, e tem motivo demais para ter se tornado um clichê, diz muito sobre o que move os homens. Sobre o que me move.

17) Lula ou Bolsonaro?

Apesar de tudo ainda Lula, com a devida fiscalização que espero que a partir de agora se torne regra e não exceção no país. Bolsonaro é muito retrocesso. É quase medieval. Mas não entendo de política, sou um ser alienado politicamente. Sou um ser alienado, ponto. 

Um comentário:

  1. Sobre a questão 12: Sócrates e mortal, suas ideias imortais... Assim como qualquer ser, todas as ideias plantadas no mundo são imortais, desde Sócrates, até o mais reles dos homens

    ResponderExcluir