sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

CARTA À MÃE E FICÇÕES




23h07. Mãe, obrigado por tudo que é na minha vida. Não sei viver direito sem você. Estou lidando com isso na terapia, mas o vínculo é muito forte. Meu maior medo é perder você, me sentirei completamente sozinho, largado no mundo, nada substituirá a segurança que você me transmite. Ninguém. Tenho medo do que serei sem você, do meu futuro. Espero que daqui para lá – e que esse para lá seja muito distante – eu me torne mais dono de mim, mais Mário, indivíduo independente, e menos filho seu. Não acho que vá conseguir, entretanto. Estou tentando, mas é tão bom ter você por perto, gerenciando vários aspectos da minha vida, se pudesse gerenciaria todos, mas isso seria demasiado sufocante. Respeito muito a liberdade que me dá de fazer o que gosto, o que amo fazer de forma irrestrita, de viver a vida como acho mais conveniente, melhor, mais agradável, mais desejada. Passei muito tempo sem desejar viver, você sabe disso. Acho que mereço agora curtir a vida, tentar ser o mais feliz que posso, mais satisfeito com a minha condição, papel e lugar na existência. Para tal satisfação sua presença é fundamental. Como você me sinto cuidado, provido, às vezes até amado. Mas isso é raro, pois acho que todos os dessabores que fiz você enfrentar danificaram o seu amor por mim. Você também não o demonstra das formas mais perceptíveis, embora com o tempo tenha me dado mais carinho, pois fui colher mais o seu carinho. Sou desesperadamente carente de carinho. Blanka terá que me dar carinho, muito carinho para me conquistar e tenho que o perceber sincero, honesto, querido. Mas dar carinho a mim é algo que você não está acostumada a fazer e eu aceito, parcialmente, pois anseio muito pelo seu carinho, não apenas na forma de guloseimas e limites. Sou muito grato pela Coca que me provê e pelo cigarro, embora este último não seja suficiente. Você não sabe a gratidão que tenho por isso e como ambos são fundamentais para o meu bem-estar.

23h38. Você e meu padrasto voltaram do shopping. A verdade é que amo você de uma maneira que não tem comparação com nenhum outro tipo de amor, eu sinto necessidade de você e do seu carinho. Indo ainda mais fundo, acredito que eu guarde um grande ressentimento porque não me deu carinho suficiente na infância, tanto é que quando começou a dar demonstrações tácteis de afeto eu senti como uma invasão, um abuso de intimidade. Hoje estou mais aberto e acredito que se eu lhe der mais carinho, eu um dia talvez receba mais carinho em troca. São palavras difíceis, mas não as escolho, a minha alma as vomita, queria eu ser um escritor que lapida o seu texto à maneira de Chico ou do meu amigo escritor, onde cada palavra é calculada, não consigo, odeio matemática, odeio qualquer coisa que tolha a minha espontaneidade e liberdade de me dizer. Você em muitos aspectos me censura, não consigo ser totalmente transparente aqui, nem deveria, visto que já há um desnudamento enorme do que sou. Mas queria dizer mais de mim e me privo por causa da sua presença, mas são irrelevâncias, em sua maior parte, e as guardo para o Vate. Estou confortável dessa forma, tenho a liberdade que me cabe no Profeta e ela me satisfaz. Suas críticas à minha, aos seus olhos, não aos meus, excessiva transparência me magoam, acho que eu, como autor da obra não deveria sofrer interferências de ninguém, mas não me furto a desobedecê-la e seguir o que a minha consciência pede e permite. Nossa, Coca com gelo é muito bom, sentir meu estômago gelado é muito bom, sentir os espocar do gás no negro e doce líquido na minha boca é uma experiência que não tem preço. Novamente obrigado por isso. Espero que você me ajude a pagar as bonecas que já encomendei, pode ser que o truque do desconto da MoAF não funcione, e há duas já encomendadas por Daisy (da YetiArt que pinta os meus kits) que já pagou o depósito por mim, visto que a compra só podia ser efetuada da China, que tenho que reembolsar e pagar o restante quando forem lançadas no terceiro e quarto trimestres de 2019. Não são tão caras como a Rebel Terminator. Eis a situação, tal como ela é. Se a malícia da MoAF funcionar, estamos bem e terei economizado mais de quinhentos dólares, se não, não sei o que fazer. Torçamos. Sei que depois disso, só quero mandar pintar os dois kits que tenho na China (YetiArt), mas isso não tem prazo, quando puder a gente faz. É um alívio para mim colocar tudo em pratos limpos em relação às minhas finanças com você. Me dá medo da sua reação. Eu tenho medo de você. Isso é tão ruim. Você tem o poder de me machucar com a maior facilidade. Às vezes intencionalmente. Muitas vezes visando “o meu próprio bem”. Saiba que quando você desfaz de Blanka e destila seu desgosto por ela me machuca. Pode continuar a fazê-lo, dói mais dessa maneira, mas aceito, assimilo, tento não guardar mágoas e afirmo que não vou desistir até que ela desista de mim. É o que de mais concreto e desejado eu tenho em dez anos. Dez longos anos de paixões platônicas e solidão. Não é um relacionamento simples e nem sei se é possível, mas vou vivê-lo enquanto o acaso-destino permitir. Enquanto achar válido, enquanto for promissor, enquanto me fizer bem. E é uma construção complicada, num contexto complicado com uma pessoa complicada. Ambos, eu e Blanka temos essas características, ela enfrentará tantas dificuldades quanto eu, se realmente vier a desenvolver afeto por mim, se desenvolvermos afeto um pelo outro. Ainda não há substancialidade para os dois lados, para os dois juntos. Talvez haja um dia, tentarei buscar esse dia. É uma meta de vida, acho que ela tem as qualidades que se adequam à minha pessoa e vice-versa. O tempo é senhor de todas as coisas e sonho com o dia em que o meu quarto terá todas as bonecas magistralmente dispostas com Blanka dormindo na minha cama. Aceita por você. É uma longa jornada, pedregosa jornada, não é nada fácil, mas acho a recompensa válida. Posso estar me enganando, criando ilusões impossíveis, sendo ludibriado, mas se sou, não é por muito e minha sensibilidade detectará se tudo não passar de um embuste. Mentiras são difíceis de sustentar. Elas tentem a inflar e explodir como balões e a verdade se revela. Vou comer os sanduíches que você me trouxe, eu acho. Não ainda, ainda não me bateu a fome dos remédios. Vou fumar.

00h45. É incrível como Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças consegue ser esquizoide, pastelão, fantástico, poético, trágico e romântico. Adoro o roteirista Kaufman (não sei de Charles ou Andy), gosto de como ele usa o fantástico para sobrepor realidades e as conectar. Gosto muito de Her. Esse seria o filme para me descrever, parece, senão um retrato, uma pintura de mim. Me identifico em vários aspectos com o protagonista, talvez o filme que mais profundamente tenha me calado, em vários momentos eu pensei, “parece que esse cara está falando de mim”. Amo esse filme, mas não sei se o reassistiria, prefiro ficar com a impressão inicial. E não estou muito para nada além de escrever. Estou em um dia extremamente prolífico, estou bastante satisfeito com a minha produtividade.

“00:59 - Eu gostaria de assistir Alita Battle Angel no cinema com você. Legendado.”

1h00. Mandei para Blanka agora. É verdade, eu tenho essa vontade de ver Alita Battle Angel, foi o primeiro filme a me tocar há tempos e não conseguiria pensar em companhia melhor que ela. Mas tenho que chamar mamãe para o cinema, vários filmes entrarão em cartaz em 2019 que me interessam, um cara da comunidade postou os lançamentos blockbusters mês a mês e há vários que quero ver: Rei Leão, John Wick 3, Avengers Endgame, Terminator e alguns outros. O Rei Leão será puro deleite visual, aceito até ver dublado. FICÇÃO: no futuro com o aceleramento da capacidade de processamento e da computação gráfica, pelo menos as animações poderão ter os personagens mexendo a boca de acordo com a língua de cada país, tudo mapeado da boca do leitor de cada nacionalidade, e várias renderizações seriam feitas, uma para cada língua. Acredito que isso aconteça até com os atores humanos, reais, depois que vi o FaceApp e o novo Photoshop fazerem. Ou foi o Première, não lembro. As crianças já crescem imersas na tecnologia, parece que têm atração por tecnologia. Muito curioso. E muito pertinente com o que penso. Uma parte que tem que evoluir é a UI em muitos casos. Precisa ser mais intuitiva e mais fácil, mas, mais fácil do que comandar o celular pela voz e ditar textos, tecnologias já bem avançada e incorporadas uma a outra? Tradutor falado de uma língua para a outra? Só falta o Google Tradutor se aperfeiçoar mais. Parece mágica. Mas é uma parte infinitesimal do que virá. Vou comer os sanduíches. FIM DA FICÇÃO.

1h40. Pensei que os sanduíches iam bater mais pesado, que bom, ainda estou com gás para escrever mais um pouco. FICÇÃO. Eu acredito que o meu organismo, meu estômago se acostumou à Coca, ele deve ter sofrido uma alteração na acidez do suco gástrico para compensar a acidez adicional da Coca, se tornando mais básico, sei lá. Fiquei com medo de ter câncer no estômago pensando a respeito. É cada paranoia. Xô. Vade retro. FIM DA FICÇÃO.

1h45. Queria que fosse difícil separar a minha ficção do real, gosto apenas de desgrudar um pouco e, pelo que percebi, começar e aterrissar no real. Os sandubas estão começando a me dar sonolência, é bom também deitar na cama, depois de passar o dia curvado na cadeira, me esticar, me espreguiçar, me espalhar ouvindo uma musiquinha baixinha, no escurinho, mas com a noite entrando pela janela, até que o sono me leve. É um procedimento muito gostoso e muito necessário, dar uma trégua para o corpo e a mente. Inclusive ao estômago e ao pulmão. Penso que posso ter câncer de garganta. É a hipótese em que acredito mais. Ou posso viver parcialmente sadio até que causa outra venha me levar. Um enfisema pulmonar, sei lá. Sei que confio no avanço da medicina. FICÇÃO. Descobre-se uma alteração genética que torna o indivíduo imune ao câncer, você gostaria que o seu filho tivesse o genoma alterado para dispor de tal segurança? E assim com a maioria das doenças. Com leucócitos mais inteligentes, poderosos e eficientes, com um maior repertório de doenças capaz de combater/imunizar. Quiçá nem seja necessária mudança no genoma, células artificialmente criadas, nano-robôs, em verdade, introduzidos como uma vacina para todos os males. FIM DA FICÇÃO. Vou comer tortinhas de limão que vi que mamãe, gentil e amorosamente lembrou e encomendou para mim, obrigado, mãe.

2h16. Ah, mãe, obrigado também pelos sanduíches hoje e sempre, acho que preciso comer mais comida de panela, não só farofa com feijão, sinto falta do frango guisado com macarrão de Maria, nunca mais o terei na vida. É triste essa constatação. Sinto falta de um cozido, talvez seja do que sinto mais falta. E de picanha gorda com maionese de batata, vinagrete, farofa de manteiga e arroz, de bife à parmegiana muito, muito. Pretendo levar Blanka um dia ao Udon. Quem sabe num dos vários filmes que vão ser lançados e que me interessam vocês duas não possam ir? Isso se durar até lá. Será que você tem medo de encontrar com Blanka porque tem medo de gostar dela, de ficar impressionada positivamente? Acho difícil que seja isso. Ou talvez seja, acho que nem você sabe. Você criou um mito terrível a respeito dela. Um nojo, quase uma fobia. Ao menos é assim que eu capto suas opiniões. Vou fumar o último cigarro parai ir dormir. Boa noite, mãe.

2h44. Outro filme que me marcou de forma indelével  foi Child Of God, certamente está entre os melhores filmes que já vi e atuação do protagonista é estupenda. É um filme impactante que deixa o espectador pensando sobre o que acabou de assistir. Pelo menos assim se deu comigo. Vou me deitar mesmo agora. Obrigado existência pelo dia de hoje, gostei muito do que vivi/produzi, usufruí da minha peculiar vida. Faltou uma dose maior de Blanka. É a vida e segue.

-x-x-x-x-

11h26. Meu irmão chegou aqui com minha cunhada, sempre bom. Acabou-se a terceira página. Acabei de acordar e o meu despertar é demorado, chato, fico chato até me aprumar em mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário