quinta-feira, 14 de setembro de 2017

VIAGEM A MUNIQUE I

20h46. Já estou no salão de espera do aeroporto. Até agora tudo tranquilo, não fora minha mãe ter trazido um bando de coisas que precisavam ser guardadas num ziplock e eu tive que sair para comprar um, mas tirando isso não houve mais percalços. O voo vai ser mais tranquilo. E estou sem saco para escrever, especialmente do celular. Quando chegar em Munique e estiver devidamente instalado, eu escrevo mais.

0h33. Descobri quando embarquei e vi a tela com as informações do voo, que ele tem duração de 9h40 e uns quebrados. Ainda faltam 7h31 de viagem até chegarmos a Frankfurt e de lá pegar um voo para Munique. Estou profundamente entediado. E não estou com sono também. Ai, ai... Melhor que fazer duas escalas, eu acho. Eu fico pensando que meus pés vão ficar inchados como os da minha mãe, mas não tem nada a ver isso. Por que ficariam?

Detalhe do vidro do avião congelado. É, sentei na janela. Adoro.


-x-x-x-x-

18h04. Eu já jantei, arrumaram-me um lugar para ligar a minha máquina e estou relativamente bem instalado. A primeira impressão que tive de Munique e que me deixou bastante surpreso, foi a sensação de familiaridade. Achei o aeroporto familiar, a paleta de cores da cidade familiar, casa da minha irmã, o jardim, a pedra. Tudo me voltou à mente e encontrei no estrangeiro um lugar um pouco meu, do qual eu já me apoderei em parte ou no qual não me sinto tão alienígena. Fiquei feliz porque as crianças pareceram tão empulhadas comigo quanto eu com elas, o que é bom. Não esperava esse tipo de reação e certamente ela muito me agradou. Para ser sincero, achei as crianças fofas, mas não sei ainda que distância quero manter delas, ainda estou no modo quanto mais distante, melhor. Estou com muito sono. Praticamente não dormi no trecho Recife-Frankfurt. Mas são apenas 18h23 da noite, só que aqui são 23h23. Todos já se recolheram e tenho a noite para mim. Que pena que a noite vai ser curta porque estou detonado. Quem sabe amanhã não dê um passeio na Marienplatz? Encontrei com o meu amigo cineasta no aeroporto de Recife antes de fazermos o check-in. Ele perguntou da GoPro e eu disse que havia levado na mala. Por isso não captei nenhum momento da viagem ainda. Amanhã vejo se começo. Já é quase amanhã aqui, 23h43. Vou utilizar os horários de Munique a partir de agora. Confesso que estou mais animado com a minha estadia aqui. Estou até gostando de estar aqui. O clima friozinho me anima profundamente, mas a familiaridade com o local é que me deixou a marca mais positiva e forte. Este é um lugar que eu conheço. Já estive aqui duas vezes. A novidade há muito se perdeu, embora conheça muito pouco da cidade, mas não sinto disposição ou necessidade de conhecer mais, o que conheço já está de bom tamanho. Para mim, pelo menos, que perdi minha alma desbravadora quando voltei de São Paulo para morar em Recife. Minto. Aí perdi uma grande parte. Mas acho que a perda definitiva se deu depois de morar trancado na casa do meu pai por dois anos, após abandonar a publicidade e me tornar um garoto-problema por causa do abuso de cola. Tem um leilão no eBay, mas faltam quatro horas e meia para acabar, não sei se aguento tanto, mas estou muito curioso por quanto a pessoa vai levar esta estátua do Rhino. Mas saindo da internet e voltando um pouco para Munique, eu confesso que estou com saudades de passear pela Marienplatz. Sozinho. Pensamentos mil me cruzam a cabeça. Comprar uma carteira de cigarros é um deles. Acho que irei fazê-lo. O segundo é procurar a caixa, o terceiro passar na Saturn, depois fazer um lanche no McDonald’s sentado na Karlsplatz. Aos poucos, algumas coisas me voltam à memória.

-x-x-x-x-

14h43. Meu sobrinho está sentado atrás de mim no sofá. Ele preferiu ficar com “tio Mário” a acompanhar a mãe na cozinha. Me surpreendeu tal escolha, visto que ele está meio aperreado com o barulho da reforma no apartamento de cima. Que, por sinal, deu uma aliviada. Para mim ainda é muito cedo, pois são 9h46 no Brasil. Ele, meu sobrinho, está brincando com um brinquedinho que toca musiquinhas, é agradável. Eu acho que sou eu que estou dando mais corda para uma relação com ele que vice-versa. Hahahahaha. Isso é inacreditável, quase inaceitável. Hahahahaha. Se não quero interação com os meus sobrinhos, por que a busco? Isso não faz o menor sentido para mim. “O coração tem razões que a própria razão desconhece”, como diria o poeta. Mas vou voltar a ter o mínimo de interação possível. Botei Spotify para ouvir do meu computador. Foi só eu botar para a furadeira começar. A furadeira passou e eu recoloquei o Spotify. Bem, o que posso dizer da viagem, até agora? Está sendo bem menos intimidante do que eu julgava, já me sinto relativamente em casa. Gradativamente em casa. E a transição é rápida. Hoje há um boneco que lança que talvez possa me render novas comissões, embora tenha a impressão de que serão comissões que vão gerar desistências, não vão ser pagas até o final, pois é o primeiro personagem de uma linha nova de bonecos que não é tradicional, então gerará uma excitação inicial, que logo passará e então desistirão da encomenda. Espero estar enganado. De qualquer forma, vou tentar os links afiliados no meu grupo e no meu último recôndito. Links afiliados... certas coisas não mudam independentemente do país onde estou. O barulho da reforma no apartamento de cima me incomoda e não me incomoda ao mesmo tempo. Estou ouvindo uma música bobinha e piegas, “Felicidade” de Marcelo Jeneci. Eu gosto, principalmente o trecho em que uma nota desmaia na outra quando a mulher canta. Mas não consigo ouvir sem que as furadeiras entrem no coro. 15h55. Minha irmã foi com meu sobrinho buscar a caçula na escola. A caçula é mais arredia, mais envergonhada, mas parece ser um serzinho adorável. Parecem ser bem mais calmos que os do meu irmão. Embora o mais velho pareça ser mais neurótico que os do meu irmão. Mais europeu, sei lá. São educações bem diferentes. A daqui parece ser mais intelectual, a de lá parece ser mais física. Estou no novo de Mallu. Gosto muito. É uma pena que não tenha dado às minhas amigas psicólogas logo que lançou. Bem, eu tentei criar oportunidades, mas a rotina delas não permitiu. Ou assim se me foi apresentado. Não sei se esta construção “se me”, da qual uso e abuso, está correta, me parece equivocada e ao mesmo tempo tão adequada a certas situações. Não estou conseguindo me concentrar a contento para escrever isso e não é por causa dos meninos, que estão ausentes. É da cabeça mesmo. Me desviando por causa da música também. E mil pensamentos cruzam a minha cabeça. Penso em não ter podido ir dar um passeio na Marienplatz hoje por causa da chuva, penso em perguntar da caixa de madeira para a minha irmã, penso em ir no Edeka comprar Cherry Coke e uma carteira de cigarros, penso no lançamento do boneco, enfim... ouço o barulho da porta, mas pelo visto é imaginação minha. Me comprometi a fazer alguns takes hoje, mas a luz está tão ruim por causa do clima que nem me animei. Como minha irmã está demorando. A escola é bem próxima daqui. Será que passou no Edeka? Espero que nada de trágico tenha acontecido. Vira essa boca pra lá. Xô! Eu não conheço a rotina da casa, então não posso ficar ansioso ou com pensamentos catastróficos. Se soubesse que minha irmã iria no Edeka (supermercado aqui pertinho), teria pedido a carteira de cigarros. De qualquer forma, quando retornarem, se não trouxerem refrigerante, eu mesmo irei em busca e pedirei dinheiro para comprar uma carteira de cigarros também. Ou comprarei e só depois vou comunicar. Daqui a pouco quem chega é o meu cunhado. 4h46. Eles chegaram são e salvos. O problema foi a cadeira da caçula que minha irmã tirou para poder me trazer do aeroporto ontem e teve que recolocar. Na chuva. Ozzy. Mas menos mal do que o que me passava pela cabeça. A menina ainda está espantada comigo, tanto melhor, eu acho. Confesso que me incomoda um pouco, queria ter a sua aceitação o que vai de encontro a tudo o que pensei sobre os meus sobrinhos. Mas continuo não querendo que eles me encham o saco, vamos ver como essas relações se desenrolam. Minha irmã sentou-se atrás de mim, está lendo livro infantil para as crianças em alemão, o que não me atrapalha muito escrever. Ela interpreta as falas, é engraçado. Os meninos se divertem e prestam a maior atenção. Até eu estou prestando atenção. Hahahahaha. Eu acho que vou ao Edeka quando mamãe resolver sair do quarto. É incrível que o maiorzinho compreenda e fale português e alemão tão bem. Parece que ele está entrando na fase do “por quê?” Ele perguntou uns dois ou três durante a estória. 5h21. Estão brincando aqui no quarto. Minha irmã vai brincar com os meninos. De carimbar e colar adesivos. Meu cunhado deve estar chegando. E pensar que são apenas 12h24 no Brasil. Ainda estou na transição de horários. O computador marca o horário brasileiro e eu acrescento cinco horas para saber o horário de Munique. Minha sobrinha está atrás de mim e me entregou uma boneca.

18h05. Mamãe me deu o dinheiro para ir comprar as Cocas e o cigarro.

19h38. Fui ao Edeka comprei cinco garrafas de um litro de Cherry Coke (só vendem de um litro); três pacotes de biscoito Milka para a minha irmã (e para mim e meu cunhado, mas especialmente para ela, a viciada no biscoito), um que é um waffer de chocolate recoberto por farta camada de chocolate ao leite; adoçante (o mais difícil de achar); duas carteiras de cigarro (uma para mim outra para o meu amigo da piscina, que me pediu como presente da Alemanha) e um pãozinho doce para a minha mãe. Na verdade, comprei dois, pois estava trêmulo e precisava comer alguma coisa. Geralmente quando fico trêmulo, comer alguma coisa resolve. Não fora os cigarros, que somados custaram absurdos 13 euros, a conta teria dado 16 euros e uns quebrados, mas com os cigarros o total ficou, obviamente, em quase 30 euros. Finalmente escurece aqui. Mais ainda se vê um resto de luz no céu. Daria para eu ter filmado o caminho para o Edeka hoje, deveria ter feito isso, mas esqueci a câmera. Só lembrei no meio do caminho e a luz acho que estava boa, dava para captar o ambiente. Se amanhã não chover, eu vou à Marienplatz em busca da caixa de madeira, e ver se eu vejo o Nintendo Switch, além de dar uma sacada nos CDs na Saturn. Afora isso, quem sabe um lanche do McDonald’s que só tenha aqui e um chocolate quente da Starbucks. Aí também não haverá muito mais para ver por lá. Só comprar o que foi anotado. Preciso cortar as unhas antes de ir. 20h02. Mais uma hora para o lançamento do boneco do link afiliado. Espero que jantemos antes ou depois disso. Não quero perder a hora e o lugar de postar no grupo que é o meu último recôndito. 20h17. Terei que avisar que de 21h00 eu precisarei me ausentar da mesa. Ou melhor, de 20h59.

20h28. Meia-hora para jantar. Eu acho que não vai dar tempo. Foi muito bom voltar ao Edeka e ao pequeno aglomerado de lojas e outros serviços que há lá. É logo aqui, a menos de 500 metros. Prazer maior ainda eu tive tomando Cherry Coke. Tinha esquecido quão deliciosa ela era. Prazer semelhante, mas em menor intensidade tive com o Manner. Gosto mais do que a nova paixão da minha irmã, o tal do Milka recoberto de chocolate.

9h46. Interrompi o jantar para postar o link afiliado, mas tem um cara já predando o meu território. Eu não sei se chamo ele para um chat privado e digo a ele que não posto nos grupos que ele posta os links afiliados dele, respeito, então que ele deixe pelo menos aquele grupo para mim. Porém acho que isso não vai surtir nenhum efeito e eu posso ainda ouvir algo irônico ou algo mais agressivo. Xapralá.

22h44. Estamos vendo um jogo do Arsenal versus Cologne. Todos, menos as crianças, que já dormem. Estou me divertindo em família como há muito não fazia. Está sendo ótimo, na verdade. Foi excelente vir com as piores expectativas possíveis. Foi a melhor pior coisa que me aconteceu. Afinal sofri bastante antes da viagem até chegar aqui e me deparar com uma situação até agora mais tranquila e agradável do que podia imaginar. O que está preocupando a todos é o joelho de mamãe que está aparentemente muito inchado e ela mal está podendo se locomover. Parece que a abertura da Oktoberfest é depois de amanhã e não sei se ela terá condições de ir. Qualquer coisa fico em casa com ela, não tenho interesse em ir mesmo. Mas acho que minha irmã e família deveriam ir. Por falar em todos, agora eu digo todos menos eu, já foram dormir, me dou ao direito de fumar o meu Vaporfi aqui dentro da sala de estar que durante à noite se torna o meu quarto. São 23h50. 18h50 em Recife. Ah, lembrei o que ia fazer, botar o playlist 6 do Spotify para tocar. Não converti nenhuma comissão, mas ainda é relativamente cedo. Vou inclusive ver as fotos do boneco, pois é uma peça muito interessante, um Batman altamente estilizado da nova linha Gotham City Nightmare. Vi a fotos, muito interessante, Batman é um dos meus personagens favoritos, mas não barra o Monstro do Pântano no meu coração. Estou bebendo Cherry Coke num clima outonal, fumando o meu Vaporfi, minha existência está ótima hoje. Agora o meu receio é voltar ao tédio quente e abafado de Recife. Pude escrever ao longo do dia, como deve ter ficado claro nesse post, embora em quantidade menor, pois há mais distrações do que no meu quarto-ilha. Mas são distrações bem-vindas, não me irritam ou perturbam realmente. Já avisei a mamãe que amanhã se não chover eu vou à Marienplatz e arrabaldes. Sempre pensei que eram “arrebaldes”, mas o Word me consertou. Ô, bicho burro eu sou. Passei a vida inteira escrevendo errado. Bom vi no Google e parece que arrebaldes é uma grafia válida também. Pode ser que as referências estejam erradas, mas vi uma até que mencionava as duas grafias. Fiquei feliz que me deixaram escrever aqui durante o dia. Gostei muito de ter ido no Edeka e acho que acabarei comprando uma fatia de uma torta de maçã que tinha lá. Só não comprei porque havia gastado as moedas todas e não queria destrocar os 20 euros que recebi de troco. Já começo a ficar com sono. Afinal, são 0h20 aqui. E não tenho muito mais do que tratar. Quero muito pegar o metrô amanhã. Comprar o ticket que dá direito a viagens ilimitadas com ele por 24 horas. Lembrar de cortar as unhas antes de ir. Às vezes olho ao meu redor, dentro da casa e custo a acreditar que estou em outro país. É como se a ficha não tivesse caído ainda e este ambiente me fosse tão familiar que não me sinto em lugar outro senão meu lar. Me sinto completamente confortável aqui. Estou ficando com fome. Acho que vou atacar uns Manners.





0h37. Em vez de atacar nos doces, fui nos salgadinhos e detonei um pacote aberto quase todo de um negócio chamado bugles sabor sweet chili. Muito bom, tem a consistência de um Baconzitos, mal comparando, e um sabor adocicado e muito levemente picante, como o nome sugere. Gostei. Está tudo uma maravilha agora, ouvindo o meu sonzinho do computador mesmo. Eles estão no primeiro mundo, mas não tem som com Bluetooth ainda. Minha mãe pretende reparar isso dando uma das caixas Bluetooth da JBL para o casal. Acho um excelente presente, principalmente se eles assinarem o Spotify. Uma coisa curiosa que percebi, é que o ícone do globo terrestre das notícias do Facebook, mudou de posição focando a Europa porque deve ter localizado que estou aqui na Alemanha. Curioso. Pequeno detalhe da rede social que só descobre quem se desloca grandes distâncias, como fiz. Foram quase dez horas de viagem para cruzar os dois hemisférios e mais uma hora e pouca para chegar aqui de Frankfurt para Munique. 0h50. Começa a ficar tarde. Acho que vou dar o post por finalizado, revisar e postar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário