sexta-feira, 27 de julho de 2018

O PODER DO CAFÉ




15h29. Sem muita vida para viver que me interesse, venho para essas palavras. A tarde é minha, estou sozinho em casa. Gosto de uma tarde solitária na minha casa.

15h40. De que me servem as palavras e toda essa solidão? Estou meio down hoje. Tenho tudo e algo me falta. Acho que vou jogar videogame. PS3 precisamente. Deus X, mais precisamente ainda.

-x-x-x-x-

12h57. Joguei Little Big Planet 2 e não joguei muito. Os gráficos são lindos, a física é perfeita, mas a diversão é miúda quando comparada aos jogos de Mario. Controles muito complicados para o meu gosto. O Mario é mais simples e mais gostoso de controlar e a física do jogo não é realista, é voltada inteiramente para tornar o jogo o mais agradável e intuitivo possível. Há uma grande parte no LBP 2 voltada à criação de fases, talvez isso explique a mecânica do jogo. De toda sorte não gostei. Se tentar hoje será realmente o Deus EX. Dizem que é possível finalizar o jogo sem matar nenhum inimigo (exceto pelo chefão final) e essa vai ser a minha meta, parece um desafio interessante. E trata da Singularidade Tecnológica, um tema que me é muito importante e está no cerne da minha crença a respeito de tudo o que há. A portuguesinha não respondeu o meu último post até o presente momento. Ju, por outro lado, respondeu o WhatsApp que mandei do celular de mamãe marcando a consulta para o mesmo dia e horário, ou seja, segunda que vem às 16h. Estou menos ansioso para encontrá-la do que quando cheguei, mas sei que vai ser bom. Sempre é. Estou mais sociável do que quando parti. Graças em grande parte à convivência em Lisboa e com a minha família de Munique. Acho que há outra razão, mas não posso comentá-la aqui. Vai para o Desabafos do Vate.

13h29. Estou tomando café aos montes, isso sempre me deixa mais animado, o que não ocorreu ontem, quando tive uma forte crise de tédio. Esses neurotransmissores associados à cafeína fazem milagres. Hahaha. O que a portuguesinha vai achar do meu vídeo cantando, se é que vai assistir... tremendo papel de palhaço. Que importa, melhor palhaço que tirano. O primeiro pelo menos traz alegria ao populacho e não o reprime, liberta por um momento ou dois da dureza de seus dias. Nunca achei graça em palhaços em verdade. Acho muito poucas coisas genuinamente engraçadas, de me despertar gargalhadas.

13h33. Acho impressionante como a adolescência comportamental chega cedo às crianças brasileiras. Não vi tanto disso na Europa. Lá pareceu-me que as crianças são crianças por mais tempo, o que acho deveras salutar, mas posso estar enganado e, num mundo conectado, essa trend pode ser global. Não sei. Acho que estou a falar asneiras.

14h20. Passei um bom pedaço conversando com mamãe. Foi bom, mamãe é outra, mais relaxada, menos severa e estressada que nos tempos idos da minha juventude. Também não lhe dou tanto trabalho como costumava dar. Estou sob controle, autocontrole, digo, e não sou dado mais a grandes paixões, que não as platônicas. Essas são coisas que me afligirão até o último suspiro, pois já perdi a esperança de concretizá-las. Vou ficar que nem o vizinho do sogro do meu irmão em Aldeia, esperando o que nunca vem. Só e um tanto amargo por causa da solidão. Ainda bem que tenho as palavras, elas são minhas companheiras infatigáveis e leais. Por mais que às vezes me bata um cansaço delas. Vamos ver se Ju vai tocar no assunto da AT na próxima consulta. Estou meio avesso à ideia no momento, mas sei que em breve a solidão vai abrir completamente as suas asas e talvez perceba essa presença estranha na minha vida como necessária. Não sei e não quero pensar nisso agora pois me toma um sentimento ruim a respeito. Só vou aceitar tal empreitada se e quando ela me trouxer um sentimento bom.

14h29. Estar em paz com a minha mãe é muito fixe. Amo-a sinceramente e sempre tive dificuldade de amá-la, pois sempre achei que não me deu amor, atenção e carinho suficientes e me sufocou, reprimiu e repreendeu demais. Hoje não, me aceita como sou – o que é dizer muito por causa das minhas peculiaridades – e tecemos, talvez até por causa das viagens, um vínculo de amizade maior. Eu entendo e não critico as suas falhas cognitivas, pois elas me acometem também, porém de forma bem mais branda. Ainda não me atrapalha (muito) a vida e o que realmente me marca o memorizo, também tenho atenção especial a compromissos. De resto, sou bastante desligado e passo a vida mais dentro da minha cabeça que fora dela, talvez por isso muitas coisas passem batidas por mim. E me esqueço de coisas com uma brevidade impressionante (exceto as realmente marcantes). Às vezes sinto como se levasse a vida com um leve torpor, uma embriaguez. Talvez sejam os remédios cobrando a sua taxa de efeitos colaterais por me manterem equilibrado. Acho a troca justa.

14h45. Acho que aceitá-la, sou um sujeito relativamente livre de preconceitos no geral, faz com que minha mãe também me aceite e respeitemos ambos nossas inúmeras diferenças. Lembrei-me novamente de “Sacred Deer”, acho que assisti-lo-ei hoje depois que a fantástica faxineira (uma pessoa ímpar) acabar de arrumar o meu quarto. Tomara que essa ideia evolua para um desejo sincero, o que é difícil, pois quando retorno ao quarto-ilha parece que o magnetismo do computador aumenta e só quero ficar nele. Seria bom um filme para desopilar e, geralmente, quando começo a assistir filmes, cresce em mim uma vontade de vê-los com mais frequência, de inseri-los no meu cotidiano. Tomara que tudo isso se dê. Gostaria de assistir um filme por dia, tenho certeza que isso me faria bem ao espírito. Confesso que ainda não encontro disposição, mas o primeiro passo é sempre o mais difícil da jornada.

14h53. Acho que café me dá flatulência. Meu quarto está impenetrável. Hahaha. Coisas de ser um bicho, um animal. Vai ver que tenho parentesco com as vacas. Hahaha.

15h04. Que ser humano seria tão despudorado a ponto de tratar de peidos abertamente? Eu realmente me surpreendo comigo às vezes. Acho que fui fumar um cigarro, não me lembro ao certo. Se o fiz foi tão mecanicamente que se passou e eu não notei. Lembro-me de ter entrado em casa pela porta de serviço – fumo no hall de serviço – então é bastante provável que o tenha feito, não iria lá por outra razão. Já abriram as persianas e janelas do meu quarto, então o ar tornou-se respirável uma vez mais. Os barulhos da construção aqui em frente invadem o meu quarto. Acho que vou botar música enquanto posso. Em breve migrarei para a varanda, para que a fantástica faxineira opere a sua mágica no meu quarto. Por falar em mágica e no meu quarto, tenho pena da arquiteta que terá que dobrar o espaço para fazer caber a minha coleção de bonecas tal qual a imagino disposta. Pobre coitada. Se essa reforma sair mesmo. É o meu maior sonho material, ter minha coleção enfim exposta ao alcance dos meus olhos. Meu segundo sonho material e esse é pernóstico até dizer basta, mais fútil até que as bonecas, é ter uma banheira no meu banheiro. Achei a experiência de ser lentamente encoberto por água quente extremamente relaxante em todos os aspectos. Tomei tantos banhos de banheira quanto pude nessa minha estadia na Europa. Pelo pouco que conheço, tenho que admitir que é um continente fascinante. A história do meu país começa ali (não desmerecendo os índios que chegaram aqui sabe-se lá quando e foram dizimados em sua maioria, vi inclusive no Twitter que o único sobrevivente de uma tribo dizimada por fazendeiros e contrabandistas de madeira, mora há 22 anos sozinho na selva e foi chamado pela BBC de “o homem mais solitário do mundo”, o que acho uma alcunha bastante apropriada, pois não tem laços culturais ou de sangue com mais ninguém no planeta. Ele é acompanhado pela FUNAI que lhe cede mantimentos e ferramentas para que siga sua solitária jornada rumo ao completo extermínio de um povo). Isso é que é um parêntese grande, hein? Acho que tenho um especial interesse por índios por ter nascido no Dia do Índio e por saber que o capitalismo não é a única via de sobrevivência de um povo, pode-se viver de maneira muito diversa, mais harmônica e solidária, mais pacífica e menos estressante, menos neurótica e egoísta, em suma, do que nós urbanoides de merda vivemos. Não sei se funcionaria para tribos excessivamente grandes, mas são um exemplo de vida para o qual deveríamos atentar, estudar, respeitar e aprender. Acho os índios mais felizes na sua imensa simplicidade que nós na nossa complexa e complexada realidade. O capitalismo leva a evolução tecnológica, isso não posso negar e é algo que me é muito caro, pois é nesse desenvolvimento que ancoro a minha fé. O número de produtos maravilhosos criados para suprir necessidades que nem sabíamos que possuíamos é um deleite, o chato é que uma parcela tão pequena da população mundial tenha direito a todas essas benesses. Apesar de tudo, de toda a discrepância social e da violência em nome de valores que não valem a pena, pois quase nenhuma violência é justificável para mim, logo não há causa que dê razão ao seu uso, apesar de todos os pesares (e são muitos) sou um otimista, vejo o futuro com bons olhos, pois olho para o passado e vejo que a humanidade já esteve bem pior. Pode ser que tenha uma visão romântica dos anos vindouros, mas acho que serão cada vez mais positivos. Há uma crescente consciência ambiental, já ensinada pelos colégios às crianças, em certos casos até pelos pais. Há um maior esclarecimento devido à internet. A internet é a grande revolução, eu me sinto abençoado por viver num mundo conectado, nada se compara ao impacto mundial que a grande rede teve. Nada desde a revolução industrial. Eu sou péssimo em História, mas minha alienada opinião é essa. A internet é a nona maravilha da humanidade. Daí, só a Singularidade Tecnológica, culminância ou estopim da culminância das tecnologias humanas. Espero estar vivo para ver. É algo como um “Broken Mirror” que dá certo. Muito certo. Inimaginavelmente certo, pois a nós reles bípedes de cérebro superdesenvolvido não nos é dada a capacidade de imaginar o que nossas míseras inteligências e abstrações não são capazes de alcançar.

15h47. Nossa, cá estou eu pregando, portuguesinha. Às vezes o meu lado profeta me acomete. Acho que é café demais. Hahaha.

15h58. Certamente é a cafeína a causa desse efeito, desse bem-estar com a vida, obrigado existência por esse café que agora tomo, segunda garrafa já, é absurdo o seu efeito sobre os meus ares. Portuguesinha, minha portuguesinha que não é e nunca será minha, é bom imaginar que me lê. É bom imaginar que do teu lado do Atlântico uma mulher apaixonante utiliza seu apertado tempo comigo. Ou desperdiça, sei lá. Tenho muito carinho por você e pelo “quase nada” que me ofereceu naquela breve semana no Novotel de Lisboa. Como vê, apesar da minha memória fraca, você ainda impera nos meus pensamentos e sou quase todo seu ainda. Ah, sonhar... não há limites geográficos, relacionais, culturais, não há limites para os sonhos, só os da imaginação. Confesso que minha imaginação não seja lá grande coisa, não sou dado à ficção, narro o que me ocorre dentro e ao redor. A fantástica faxineira já vem para o meu quarto e a terceira página está quase no fim.

16h23. Vim para a varanda. E a página chega ao fim. Espero que a portuguesinha leia esta e a postagem anterior e dê sinal de vida. Nem sei se quero que veja a postagem anterior por que passo por um ridículo sem tamanho nela. Hahaha. Quer saber? Quero sim, eu sou ridículo mesmo, uma a mais uma a menos não faz diferença para o conjunto da obra. :P

Nenhum comentário:

Postar um comentário