sexta-feira, 3 de agosto de 2018

A PORTUGUESINHA AINDA ME LÊ! :) E AMARGURA DESTILADA...




Acabei de descobrir que faço quase tudo que prejudica a produção de espermatozoides saudáveis (menos beber). Descobri também o lado bom de escrever aqui. Não preciso pensar, basta dizer. Além desses dois fatos, descobri que, mesmo sem comentar, a portuguesinha ainda me lê! Descobri também que é bem melhor quando ela lê e comenta. Hahaha. Fazer o quê? A vida é uma besta indomável que raramente vai aonde a gente quer. Estou frustrado com um experimento que estou realizando no maravilhoso mundo dos bonecos, nossa, como é difícil mobilizar pessoas. Fiz até um desabafo em uma das comunidades para ver se isso angaria mais participação dos colecionadores, creio que vá ser em vão. A ideia era sugerir à Sideshow através de uma votação (cujo link enviei para a empresa) quais os personagens que os colecionadores mais queriam ver lançados, mas a taxa de adesão à ideia é mínima tendo em vista o universo de membros das comunidades. É frustrante. É frustrante saber que hoje, mais uma vez, não vou inaugurar o Charteuse verde porque meu padrasto está em casa e reprovaria o meu consumo da bebida. Voltando ao maravilhoso mundo dos bonecos, contatei meu irmão para organizar a venda de parte da coleção que lá está estocada, tendo em vista angariar fundos para aquisição de duas ou três novas peças. É um trabalho injusto com ele, visto que terá que embalar, encaixotar, medir, pesar e fotografar os bonecos, além de levar os que foram vendidos ao correio. Ele vai ficar muito chateado. Não sei nem se vai querer me ajudar. Existência, besta indomável. Bom, tomara que me ajude. Perguntei à minha irmã se a estátua do post anterior, que pretendo adquirir, lembrava Natalie Portman, ela respondeu que só conseguia ver a Gatinha, minha ex, na figura. Curioso, como os olhares e percepções podem diferir tanto.

0h33. Estava mergulhado no maravilhoso mundo dos bonecos tentando angariar suporte para a minha votação sem muito sucesso. Bem, fiz o meu melhor, ralei nas comunidades de Facebook por largas horas e o resultado foi pífio. É difícil engajar pessoas mesmo que em prol do próprio bem. Só me resta esperar que amanhã tenha angariado mais votos dos membros de outras partes do mundo com fuso-horários diferentes do meu. Encontro-me mentalmente cansado, o maravilhoso mundo dos bonecos é muito cheio de estímulos que se sucedem rapidamente.

-x-x-x-x-

14h11. Um grande amigo meu faleceu. Um cara superinteligente, espirituoso, criativo de um senso de humor afiadíssimo. Passava por uma crise e o destino o levou. Antes disso, redescobriu o valor da família e reatou os laços com os pais. Acho que partiu daqui injustiçado, mas com a missão cumprida. Para quem quiser prova de sua sagacidade, leia as postagens do seu blog Boraver. Vale a pena e garantirá boas risadas. É uma pena todo o potencial roubado da existência, as futuras realizações que não serão, todo o tudo que poderia ser. Não entendo. Eu continuo aqui, ele se foi. Isso me fez ter um pouquinho mais de medo da morte, mas não o suficiente para mudar meus hábitos, mesmo sabendo que a maioria deles abrevia a minha estadia no meu corpo. A morte não tem lógica, é irracional, não tem razão ou explicação. Quem merece e quem não merece morre nos momentos mais indevidos, tão indevidos que cruéis. A longevidade de alguns me gera repugnância, da mesma forma que a partida de alguns tão cedo me causa profunda cisma. É a vida e segue. Para alguns. E mais, para alguns não meritórios de tal dádiva, rol em que me incluo. A única coisa que tenho a dar é amor. Mas é amor em vão, visto que sua maior parte não tem destinatário, é desperdiçado como torneira aberta sem ninguém lavando as mãos ou pratos. Por que batiam panelas e não mais batem? Gostaria de saber a comoção ignorante que levou a isso e que não leva agora. Não entendo de política, muito menos do caos que agora está instaurado no país, então não vou tratar de panelas e Bolsonaros. Nem votar eu posso, minha condição de incapaz me nega esse direito democrático primordial. Não saberia em quem votar tampouco. Até o momento. Tenho uma leve inclinação, mas não vou compartilhá-la aqui porque ainda falta ouvir as demais peças desse jogo. Ademais é uma raposa velha e tal fato me enche de incertezas. Sou desobediente de mim mesmo, me propus a me calar sobre o assunto e desato a falar. Do que não entendo. Não entendo como a economia cresce nos EUA apesar de Trump. Isso para mim só mostra que a economia nada tem a ver com política. Ou se tem é muito pouco, pois acho que Trump não governa, os EUA são uma instituição acéfala. Agora eu quero falar de política internacional. Ridículo! Hahaha. Chega.

14h35. Minha amiga disse que a sedução é um jogo de ganhar e dar espaço. De expor seus desejos em relação ao ser desejado e dar espaço para que este demonstre de volta. A coisa unilateral cansa a ambos os lados, tanto o que só dá quanto o que só recebe. Já vivi isso. Eu era o que recebia muito mais do que dava e desamei por conta dessa presença excessiva de afeto. Aprendi bastante com esse relacionamento. Não me arrependo dele. Das coisas, só me arrependo de mim mesmo. De não ter falhado desde o ventre. De ter me feito homem inútil. Sinto enorme culpa por ter tudo e não fazer nada para merecer isso a não ser assinar petições de internet (assinei uma por sinal pela descriminalização do aborto). Meus textos de nada valem e não são lidos. E os que são lidos – os de bonecos – de nada acrescentam. Se bem que estes também nada acrescentam. Só me deixa feliz pensar que lá do outro lado do oceano a portuguesinha, calor da minha alma (não sei até quando), lê. É tão pouco para quem poderia amar tanto, tanto. Tenho medo de me apaixonar. Tenho medo e incômodo de viver para além do meu quarto-ilha. Me sinto cada vez mais estranho, uma estranheza que causa estranhamento e desconforto a mim mesmo. Há algo de fundamentalmente errado comigo. Espero que Ju me ajude. Interessante que não me senti assim durante a viagem, fui outro sendo eu mesmo. Estava confortável comigo, comunicativo, expansivo até. Me apaixonei até. Em vão como todas as outras paixões que tive depois da Gatinha. Quem dera minha vida começasse mesmo aos 40 como diz a camisa que comprei no ano passado. Os 40 anos me pesam e só. Nada começou, tudo continua a mesma coisa. O que aconteceu foram mais sonhos mortos. O tão sonhado livro, enterrado vivo e pulsante. Ainda não superei isso. Mas aqui vale mais o bom senso que a paixão. Infelizmente. Faltou-me coragem de encarar as desastrosas consequências de me ver, enfim escritor. Se bem que me foi dito que nenhuma editora iria aceitar livro com conteúdo tão ofensivo. Parece que todas as minhas tentativas são fadadas a frustração, infecundas. Todo o meu esforço, no pouco que me esforço, é para absolutamente nada. Ouvindo “força estranha”. Uma força estranha me leva a escrever porque nada mais me resta ou nada mais eu busco. Desaprendi a buscar, não me sinto bem buscando.

17h53. Tomei enfim o Chatreuse verde, confesso que após beber me senti meio dormente, não sei se foi psicológico ou se por causa dos 55% de álcool que a bebida tem. Delicioso. Tive uma longa conversa com mamãe, que me acompanhou na degustação. Lembrei da portuguesinha entre um papo e outro. Passamos uma hora ou mais conversando na varanda. Acho que foi terapêutico para ambos. Minha mãe disse que nunca me achou um fracassado ou teve vergonha de mim, só acha que eu tenho problemas. Isso foi reconfortante, mas não cala tão fundo a ponto de validar a minha existência para mim mesmo. Preciso de muita terapia ou muito amor, enfim. Tive vontade de confessar minha intenção de adquirir duas novas bonecas, mas achei que era ousado demais e faria ela ter um surto de ira. Ela disse que acha que dá para reformar o meu quarto e banheiro antes do final do ano. Seria um sonho. Estou pesaroso em relação ao e-mail que mandei para o meu irmão. Mas que se há de fazer se já está feito? Não falei além do que me vinha ao coração. Temo magoá-lo. Odeio magoar alguém, especialmente, mas não apenas, pessoas amadas. Portuguesinha, você não me sai da cabeça, será efeito ainda do Chartreuse? Hahaha. Acho que não, é porque esse espaço é motivado principalmente por você desde que a conheci. Soubera você a enorme diferença que faz... não, melhor não saber. Deixa isso para lá. Estou ouvindo o disco de Caetano que servirá de base para o show. O bom é que ele é uma recolecção de músicas emblemáticas (e outras um tanto obscuras) do repertório do compositor, então não terei que decorar novas músicas para apreciar o espetáculo.

19h00. Acho que a forma mais alienante da minha alienação é mergulhar no maravilhoso mundo dos bonecos. Alguém se preocupar com a cotação ou a pintura de determinada estátua de super-herói é o cúmulo da futilidade, ainda mais levando isso tão a sério quando a exploração sexual de menores na Nigéria, assunto da última petição que assinei. Chega a ser bizarro, mas me diverte à beça e me desliga das minhas dores. Da dor maior que é o vazio de viver a minha vida. A preenche com a mais abismal banalidade, mas a preenche de qualquer forma. Preferia ter a portuguesinha na minha cama para namorarmos e conversarmos, mas isso é uma impossibilidade. Então me fecho no meu mundo particular com outros aficionados por esse estranho e caro fenômeno da cultura pop. Quem dera eu tivesse o meu quarto pronto antes do final desse ano. Minha coleção enfim exposta. A promessa foi feita. Mas promessas são feitas para serem quebradas. Assim como corações. O meu pelo menos, todo remendado, mas insistente e faminto de afeto. Mas não quero falar do que não vai ser, por mais que meu coração siga pulsando esperançoso, racionalmente eu sei que a probabilidade de novo amor, amor correspondido, é quase nula na minha vida tal qual se dá. Tal a qual a conduzo, isolado no meu quarto-ilha, onde não surgirá nunca ninguém interessante e desejável para que eu possa cortejar. A minha realidade não condiz com novos relacionamentos. E desisti de viver de outra forma. Desisti de viver quase tudo. Vivo com muito pouco. Me escondo da vida. Não sei mais desabrochar para o mundo. É como se quisesse me recolher dentro do útero. Uma regressão comportamental que não sei como evitar. Sinto vergonha de me confessar assim, como vergonha causa toda confissão. Vivo hoje principalmente à espera de migalhas da portuguesinha e dos debates e novidades do maravilhoso mundo dos bonecos. Chego a pensar em ver um filme ou começar um game, mas algo mais forte dentro de mim me nega isso, me desvia de quaisquer possibilidades. Se saio para o mundo é mais por obrigação que por prazer. Sei cada vez menos viver longe das palavras e da internet, às vezes penso se não desenvolvi certo grau de autismo. Não, não é o caso, vejo e entendo muito bem o mundo, só estou perdendo o interesse por ele. Ele não me apresenta nada de convidativo. O que há de convidativo, a beleza e a juventude femininas não me acham convidativo. Escrever isso dói. A realidade em sua maior parte para mim dói. Tornei-me demasiado frágil, delicado, sensível. Um bebê de 41 anos de idade. Como isso se deu é um mistério. Mas algo parecido se deu com o meu amigo que morreu, por circunstâncias semelhantes. Era só (de amante), não conseguia se aceitar de todo por causa do peso de seu passado, havia retornado ao seio do lar. Mas me comparar a ele é o mesmo que comparar deus a um sabugo (eu sendo o Visconde de Sabugosa da história). Queria eu ter ideias geniais. Cansei de ter ideias. Ou as tenho só para o que não tem uso, como a enquete que fiz no maravilhoso mundo dos bonecos para tentar determinar que novo personagem os colecionadores mais queriam que fosse lançado pela Sideshow, algum diferente da dobradinha Batman e Wolverine que todo ano é lançada e relançada. Tudo inútil, pois não houve a adesão necessária dos membros da comunidade. Esforço em vão. E deu trabalho fazer e mensurar a pesquisa para fazer a shortlist com os 20 personagens mais desejados e lançar a enquete e tentar angaria participantes para ela. De toda sorte reparti a enquete com a fabricante, fiz o máximo que pude por uma coisa esdrúxula, ridícula que em verdade nem me interessa, pois nenhum dos personagens da lista me despertam a alma. Fiz pelo “greater good” mas é difícil fazer isso, tentei canalizar a massa, mas seres humanos são aleatórios e imprevisíveis e a adesão foi mínima ao projeto. Nada posso fazer a respeito disso. Nada posso fazer a respeito de nada. A coisas são como são e não tenho vontade de mudá-las. Tentei. Tentei conquistar a portuguesinha, mas ela já tinha um ninho com outrem que ama e tem admiração, o reparte com o mundo em seu blog de fotos. Tentei inverter a situação e fazer o consumidor determinar o produto a ser produzido. Falhei. Tentei ser feliz, não consegui e não consigo. Então me resigno em não ser infeliz. Diante de toda infelicidade negra e dolorosa que já vivi, está de ótimo tamanho. Sou um abençoado, não tenho quase responsabilidade alguma, que posso mais eu desejar? Nossa, entrei na quarta página e nem me apercebi, o texto me flui de tal maneira, num fluxo tão intenso e ininterrupto que me rendo a ele. É muito bom entrar nesse estado, quase num transe, catarse. Talvez seja culpa do Chatreuse. Se for, foi muito bem-vindo, adoro essa conexão tão fluida comigo mesmo. Por mais que não traga boas notícias a meu respeito, apenas constatações da mediocridade de que me cerquei e na qual tanto mais adentro. Eu estou perdendo a minha humanidade, num egocentrismo tão gigantesco que desfazê-lo parece-me uma tarefa impossível. Então fujo para dentro dele, desse delírio ególatra. Me alieno de tudo. E a dor ainda me alcança. Está bom, já disse demais. Dane-se eu. Foda-se eu. Vou me alienar de mim noutro lugar. Nossa, como sinto falta da minha vida de casado. Por sinal tenho que criar coragem para responder a entrevista que a Gatinha fez. Será meu próximo post, está decidido.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário