sábado, 16 de janeiro de 2016

DA INFANTILIZAÇÃO DO CINEMA E DA ANALFABETIZAÇÃO DO POVO BRASILEIRO


Este tema me veio à cabeça procurando uma sessão legendada do novo Guerra nas Estrelas para ver. Infelizmente a quase totalidade em horários viáveis é dublada, sendo relegadas as cópias legendadas a horários por demais avançados. Isso não é um evento isolado deste filme, mas da maioria que chega às telas de cinema atualmente. Para mim, a explicação para esse quadro é bastante simples: a infantilização dos conteúdos dos filmes (e consequentemente do público) visando abarcar a maior fatia possível da população e assim tornar lucrativas as produções cada vez mais astronomicamente caras e o crescente analfabetismo e desabituação da leitura da população brasileira. Lembro que fui ver ET quando era criança (foi o primeiro filme de cinema da minha vida) e, embora fosse um filme para todas as idades e tenhamos ido eu e minha mãe  a uma sessão à tarde, o filme era legendado. Eu não sabia ler direito, tinha uns quatro anos de idade, mas, com a ajuda da minha mãe, consegui entender a estória.


Sou otimista e sei que caminhamos para o melhor caminho, mas confesso abestalhado que às vezes fico profundamente decepcionado. Como solução, partirei infelizmente para a ilegalidade, baixando-o com legendas em Inglês (para treinar/me aperfeiçoar) quando se tornar disponível em qualidade blu-ray 3D na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário